Tailândia: Equipa de resgate festeja salvamento [vídeo]

Momentos após o salvamento, a equipa de resgate foi filmada a celebrar a operação bem sucedida.

Já foram resgatados o último jovem e o treinador da gruta em Mae Sai, na Tailândia. A operação de salvamento do grupo de 12 jovens e o treinador de futebol terminou com todas vítimas a salvo e bem de saúde. Momentos após o resgate, a equipa de resgate foi filmada a celebrar a operação bem sucedida.

O vídeo foi posteriormente partilhado nas redes sociais e está a tornar-se viral. Muitos têm sido os elogios feitos aos mergulhadores que arriscaram a vida para salvar o grupo soterrados.

«Vocês são os verdadeiros heróis», «Obrigada por os trazerem para casa» e «abençoados», são alguns dos comentários que se podem ler nas milhares de mensagens de apoio deixadas na Internet à equipa de salvamento.

Clique play e veja o vídeo que entre cânticos e sorrisos espelha a felicidade dos 90 mergulhadores que salvaram a equipa de futebol

A terceira e última fase da missão começou esta terça-feira às (02:00 em Lisboa) e acabou por volta do 12h00 (em Portugal Continental).

Apesar de estarem generalidade “bem de saúde”, os 12 jovens mais o treinador encontram-se numa unidade hospitalar e terão de ficar internados pelo menos durante mais uma semana. O Ministro da Saúde tailandês já afirmou que os menores não poderão ir ao Mundial – prenda oferecida pela FIFA.

Um responsável da área de saúde confirmou que duas das crianças foram diagnosticadas com pneumonia e que estão a ser tratadas. Todos os rapazes terão de usar óculos escuros nos próximos tempos, para se habituarem à luz novamente.

Chuvas e descida na percentagem de oxigénio no ar da gruta preocuparam equipa de salvamento durante a manhã desta terça-feira

Este era o cenário que as autoridades tailandesas recearam durante esta manhã. O que acabou por colocar mais pressão ainda na missão dos mergulhadores. Nesta terceira fase chegavam constantemente informações sobre a descida na percentagem de oxigénio no ar no complexo subterrâneo da Doi Nang Non, que se estende por quatro quilómetros, com água a atingir o teto em algumas secções.

LEIA MAIS: Tailândia: Mark, de 14 anos, foi o primeiro jovem a ser resgatado da gruta

Elon Musk participa em salvamento

Elon Musk, fundador da Tesla e da Spacex, esteve hoje na gruta, durante as últimas operações de salvamento. O magnata deixou um mini-submarino criado pelas suas empresas para ajudar nesta delicada missão. Elon Musk ainda partilhou um vídeo dentro do túnel, que vai dar à gruta, e acompanhou os mergulhadores durante algum tempo.

Clique play e acompanhe Elon Musk e a equipa de resgate

Just got back from Cave 3

A post shared by Elon Musk (@elonmusk) on

No domingo também choveu bastante, mas na segunda-feira o chefe da célula de crise afirmou que tal não alterara o nível da água na gruta. Esta terça-feira choveu toda a madrugada e início da manhã no local onde decorrem as operações de socorro.

As declarações de Narongsak Osottanakorn foram realizadas na conferência que serviu para confirmar o resgate de mais quatro crianças, a suspensão dos trabalhos de salvamento e o reinício das operações esta manhã em Mae Sai.

Oito jovens resgatados nos primeiros dois dias e quatro, mais o treinador, no último dia de salvamento

LEIA TAMBÉM: Tailândia: Jovem treinador já esteve às portas da morte e recuperou a alegria no futebol

O Narongsak agradeceu o esforço das mais de cem pessoas envolvidas na operação de salvamento. Narongsak disse ainda que o primeiro-ministro da Tailândia, Prayut Chan-O-Cha, que se deslocou à zona da gruta na segunda-feira, já visitou os oito rapazes no hospital.

“Todos podemos ficar contentes, mas a missão ainda não terminou”

Os 12 rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

VEJA AINDA: Tailândia: O último na lista do resgate, o treinador budista que ajudou as crianças com meditação


RELACIONADOS