Sumo de laranja aumenta risco de ter cancro de pele, alerta estudo

O sumo de laranja aumenta o risco de cancro de pele em mais de 50%, descobriram os investigadores. Aqueles que comem regularmente laranjas apresentam um risco de 79% de desenvolver a doença.

Sumo de laranja aumenta risco de ter cancro de pele, alerta estudo

Investigadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo diário (de sumo) de laranja aumenta o risco de desenvolver cancro de pele.

De acordo com o The Sun, os citrinos contêm uma substância conhecida como psoraleno. Esta torna a pele sensível à radiação ultravioleta, a principal causa deste tipo de cancro.

Vários dermatologistas advertem para o facto de que pessoas com histórico familiar de cancro da pele devem ser aconselhadas a evitar sumos de frutas cítricas, principalmente de laranja.

O estudo concluiu que as pessoas que bebem mais de um copo de sumo de laranja por dia têm um risco acrescido de 54% de desenvolver cancro de pele e os que comem mais de uma laranja por dia apresentam um risco de 79%.

“Esta investigação pode ajudar os profissionais a aconselhar melhor os pacientes para reduzir a ingestão de frutas cítricas”, refere o investigador Harriet Dalwood.

Andrew Marley, líder do estudo, alertou para a importância das conclusões obtidas. “Esta pesquisa sugere um aumento significativo no risco de melanoma associado a uma maior ingestão de frutas cítricas”.

Saiba identificar os sinais de alerta

Os sinais mais comuns de cancro de pele são o aparecimento de verrugas, sinais ou manchas na pele. Se a mancha (seja nova ou já existente) começar a mudar de forma, pode ser um sinal de cancro da pele.

Para além disso, bordas irregulares são também um sinal de alerta. Se a mancha apresentar cores diferentes ou começar a escurecer, deve consultar um médico.

O tamanho é também um indicador a que deve prestar atenção. Se notar que aquele sinal cresceu, deve solicitar aconselhamento médico. Finalmente, a maioria das manchas e sinais tendem a ser planas. Se notar que ganhou relevo, deve ficar atento.

LEIA AINDA
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
No estudo publicado na Nature Communications, vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%. Imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS