Sonhar com dentes é presságio de morte?

Os sonhos muitas vezes reinterpretam situações do quotidiano e receios da sociedade. Saiba o que significa sonhar com dentes.

Sonhar com dentes é presságio de morte?

Desde o lançamento do livro Interpretação dos Sonhos em 1905, da autoria de Sigmund Freud, que a psicologia debate o significado dos sonhos. Para Freud, a atividade cerebral durante o sonho é uma «expressão de desejos e de conflitos censurados pelo inconsciente». Ao adormecemos, a censura é reduzida. Nessa altura, os sonhos – como sonhar com dentes, por exemplo – surgem como experiências distorcidas. A explicação para a semelhança de sonhos parecidos entre várias pessoas estará relacionada com a própria semelhança das situações do quotidiano. Surgem com base em receios normalmente comuns à sociedade como um todo. Embora cada sonho se relacione com o contexto que rodeia cada indivíduo, é possível interpretar alguns de forma geral.

LEIA DEPOIS
Traição é aceitável? Os homens respondem [estudo científico]

O que significa sonhar com dentes

Os dentes podem estar relacionados com agressividade, sorriso, mastigação e estética, entre outras possibilidades. Para compreender o sonho, devemos, primeiro, questionarmo-nos sobre o papel deles no enredo do sonho; a importância dos dentes para o indivíduo que sonha e a sua reação ao sonho. Sonhar com dentes a caírem, podres ou quebradiços pode ser interpretado como aviso do inconsciente para promover o sorriso. Determinadas interpretações também podem significar renovação – associação à queda e substituição dos dentes de leito pelos definitivos.

Presságio de morte e outras interpretações

Há ainda a possibilidade de que este sonho possa estar relacionado com a noção de que tudo na vida é passageiro e que, portanto, a ação é importante, para que não estagnemos. O significado desta leitura é igualmente, e muitas vezes, interpretado como presságio de morte. Há ainda correntes teóricas que analisam a aparição dos dentes como manifestação do inconsciente relacionada com algum episódio que provoque vergonha ao sonhador.

LEIA MAIS
Morreu a menina de oito anos que planeou o próprio funeral ao saber que tinha cancro

Impala Instagram


RELACIONADOS