Sofrimento | Este homem entrou na puberdade com apenas dois anos

Patrick Burleigh vive em sofrimento desde que começou a apresentar sintomas de puberdade ainda bebé. Aos dois anos, os pelos púbicos começaram a crescer.

O sofrimento de Patrick Burleigh começou mal sabia andar e falar. Testotoxicosis é o nome da doença que provoca alterações hormonais profundas e que levam à puberdade precoce. Foi o que aconteceu a este homem natural de Santa Mónica, nos Estados Unidos da América. Tem hoje 34 anos, mas a enfermidade marcou-lhe a infância, que foi repleta de traumas. Aos dois anos, começou a crescer, de forma acelerada. Os pelos púbicos acompanharam o quadro. A mutação genética, que herdou do pai, levou também ao funcionamento pleno dos testículos na infância. Com apenas três anos, tinha estatura e o peso de um menino de sete. E os níveis de testosterona de um adolescente de 13 anos. A acne, típica da adolescência, também começou a surgir-lhe aos três anos, conferindo-lhe um aspeto fora do normal para a idade. Por isso, foi muitas vezes vítima de bullyng. «As pessoas não entendiam por que se comportava como um bebé. Achavam que era muito mais velho do que era na realidade», recorda o pai.

Sofrimento passava por, por exemplo, momentos em que era «difícil levá-lo ao WC das mulheres porque o achavam grande de mais para não ir sozinho à casa de banho», recorda a mãe

A mãe de Patrick teve, muitas vezes, de explicar a condição do filho aos professores e aos pais dos colegas de turma da criança. «Nessa fase mais crítica, entre os três e os sete anos, tive momentos de muito sofrimento. Era, por exemplo, difícil levá-lo ao WC das mulheres porque o achavam grande de mais para não ir sozinho à casa de banho», recorda. Todos os homens da família paterna de Patrick Burleigh sofrem de testotoxicosis, mas nenhum recebeu tratamento, por desconhecimento científico desta condição. Os avós de Patrick optaram por colocar o filho sempre em anos mais adiantados na escola, convencendo os professores de que idade outra idade. Patrick contou, porém, com a ajuda de um médico, que diagnosticou a doença, possibilitando o controlo de alguns sintomas.

Com 13 anos, Patrick Burleigh media já 1,82 metros

Durante 12 anos o jovem tomou dez comprimidos por dia e uma injeção contornando alguns efeitos hormonais da enfermidade. Contudo, não foi possível conter o crescimento acelerado. Com 13 anos, Patrick Burleigh media 1,82 metros. O americano casou recentemente e a mulher está gravida de um menino. Os médicos propuseram fazer uma análise para saber-se se o bebé tem a mesma mutação genética, mas Patrick Burleigh recusou. «A probabilidade de não poder ter filhos era tão elevada que, agora que vou ser pai, esse possível problema perdeu parte da importância. Se o meu filho também tiver testotoxicosis, vou dar-lhe todo o apoio. Sei que terá uma infância sem traumas porque, hoje, a Medicina está muito mais preparada», conclui.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para sábado, 9 de fevereiro de 2019

Mulher mais fértil do mundo tem 38 filhos [vídeo]

Homem diz que é filho secreto de Carlos e Camila e que Diana sabia de tudo

Impala Instagram


RELACIONADOS