Menina de 8 anos precisa de 5 mil euros para operação decisiva

A pequena Sofia Martins sofre com dores desde os três anos. Há um ano foi operada de urgência aos rins, mas surgiu novo problema. Dia 28 de abril tem operação decisiva e precisa de cinco mil euros.

Há pouco mais de um ano contámos-lhe a história de Sofia Martins, uma menina de oito anos que sofre deste os três com dores. Aos quatro foi-lhe diagnosticada uma infeção urinária que se tornou recorrente. Tomava antibiótico e ficava melhor. No entanto, semanas depois voltava a adoecer. Nos três anos seguintes, as idas ao hospital tornaram-se cada vez mais recorrentes, sem que os pais conseguissem ter uma solução definitiva para o problema. Tiveram de recorrer ao privado para descobrir que “fazia refluxo da urina”, situação que danificou os rins e requeria uma operação urgente aos rins que tinha o custo de quatro mil euros.

Leia ainda
Carla tem osteogénese imperfeita e deixa apelo dramático
Carla Oliveira nasceu com osteogénese imperfeita e, logo após o diagnóstico, foi abandonada pela mãe no Hospital Curry Cabral. Quando tudo parecia estar a recompor-se, a pandemia deixou-a no desemprego e sem dinheiro. (… continue a ler aqui)

A escola de dança Helena Boralazumbar Pedro, que a menina frequenta, em Santarém, lançou um apelo nas redes sociais a pedir ajuda e, esse montante foi conseguido rapidamente. Os pais, Vera Rodrigues e José Martins agradeceram. “De coração apertado, mas cheia de esperança e fé, quero agradecer a todos os que se uniram em prol da nossa filha”, escreveu a mãe nas redes sociais.

O pesadelo parecia finalmente ter chegado ao fim

Porém, “quando a cirurgia acabou o cirurgião veio ter connosco e disse que já não podia dar a mesma percentagem de garantia que tinha dado sobre a eficácia do implante”. Tudo porque foi descoberto durante a operação que a menina tinha a urtera fora do sítio “e não podia garantir que aquela cirurgia acabada seria suficiente”. Vera ficou sem chão com esta notícia e a temer o pior. Ainda assim, Sofia “acordou bem da cirurgia e teve alta no final do dia”. Tudo parecia correr sobre rodas: a menina voltou à escola e a mãe voltou a trabalhar.

Sofia tem operação decisiva em 28 de abril

No entanto, dois meses e meio depois, as infeções voltaram e os exames detetaram refluxo de urina no lado direito, o mesmo lado da primeira cirurgia. O passo seguinte foi novo exame para perceber como estava o implante e, posteriormente, o “cirurgião decidir qual a cirurgia e marcar”. O exame teve lugar nos últimos dias e o “cirurgião marcou a operação para colocar a urtera no sítio e resolver assim o problema de refluxo que causa estas infecções”, explica Vera ao Portal de Notícias. A operação vai ter lugar em 28 de abril no Hospital Lusíadas, em Lisboa.

No entanto, o custo é muito significativo: mais de sete mil euros. “Já recebemos o orçamento do hospital e infelizmente não dispomos de um valor tão alto para suportar esta operação e precisamos de toda a ajuda para que a nossa menina poder ser operada e ficar boa de vez. Neste momento, Sofia precisa de cinco mil euros para poder ser operada. “Venho apelar a quem poder ajudar através de donativos […] que o faça”, escreveu Vera Rodrigues no Facebook.

Para ajudar use o IBAN PT50 0035 0728 0000 8886 8303 0. O contacto da mãe: 912669898

Junte-se a nós no Instagram

Fotos: Reprodução Redes Sociais

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS