Faltam cerca de 2 metros para os mineiros chegarem a Julen

A operação de resgate de Julen está a demorar mais do que o previsto. Os mineiros já escavaram 1,5 dos 3,8 metros necessários para alcançar o local onde está o menino.

Este é o 12.º dia de operações para tentar resgatar Julen, o menino de dois anos que caiu num poço, em Totalán, Málaga. Os mineiros deslocados das Astúrias que perfuram o subsolo conseguiram, após as primeiras horas de trabalho, alcançar cerca de metade da distância prevista para o final do resgate, segundo o ‘El País’.

A galeria começou a ser escavada à mão por mineiros, esta quinta-feira, dia 24 de janeiro, a partir do túnel aberto pelas autoridades, paralelo ao buraco profundo e estreito onde a criança caiu.

Os trabalhos sofreram alguns contratempos devido a saliências encontradas nos últimos metros do túnel de 60 metros. Os técnicos tiveram que passar a trabalhar diretamente no tubo e a escavar manualmente uma galeria vertical.

As complexas características do terreno também tornaram necessárias já duas pequenas explosões controladas, que exigiram a intervenção da Guarda Civil, conforme relatou a subdelegação do Governo em Málaga.

Os membros da equipa também expandiram o diâmetro da cavidade aberta e escoraram o espaço.

A brigada mineira, que começou a trabalhar na galeria na quinta-feira, às 17:33 locais (16:33 em Lisboa), estimou inicialmente em 24 horas o tempo necessário para escavar a galeria manualmente.

Trata-se de uma operação muito complexa e trabalhosa porque os mineiros têm de subir e descer dois a dois, numa cápsula própria, pelo túnel aberto com maquinaria pesada.

Até depois das 02:30 (01:30 em Lisboa) permanecia no local um pequeno grupo de pessoas que participaram numa vigília de apoio à criança (Julen) e sua família, na qual num primeiro momento estiveram também os pais do menino, José Roselló e Victoria García.

Neste momento, as autoridades não fazem previsões para o resgate de Julen, mas a conclusão dos trabalhos deve ser conhecida nas próximas horas.

Tribunal abre processo para saber as causas da queda de Julen

O tribunal de instrução n.º 9 de Málaga abriu um processo para saber as circunstâncias exatas em que a criança caiu no domingo, 13 de janeiro, no poço de um terreno privado nos arredores de Totalán, Málaga.

As diligências estão a ser feitas depois de recolher declarações dos pais do menor, o dono do terreno e a pessoa que abriu o poço no mês de dezembro.

LEIA MAIS
Resgate na reta final. Mineiros estão a 1 metro de chegar a Julen
Estes são os 8 mineiros que estão debaixo da terra a arriscar a vida para resgatar Julen
Assim trabalham os 8 mineiros que vão resgatar Julen [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS