Sismo no sudoeste da China faz pelo menos um morto e seis feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas devido a um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a província de Sichuan, no sudoeste da China, avançou a televisão estatal.

Sismo no sudoeste da China faz pelo menos um morto e seis feridos

De acordo com a televisão estatal CCTV, foram encontrados, até agora, “um morto, uma pessoa gravemente ferida e cinco pessoas com ferimentos ligeiros”. O tremor de terra atingiu a vila de Lushan, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Chengdu, a capital de Sichuan, às 17:00 locais (10:00, em Lisboa), informou o Centro de Rede Sísmica da China (CENC). Trata-se de uma zona rural montanhosa, mas habitada.

Para ler depois
Enurese, a disfunção que afeta 10% das crianças portuguesas
Em Portugal, uma em cada dez crianças faz xixi na cama para lá da idade normal. Ou seja, 10% dos nossos filhos sofrem de enurese (… continue a ler aqui)

O primeiro abalo foi seguido três minutos depois por uma réplica, de magnitude 4,5, que afetou a vila vizinha de Baoxing, segundo o CENC. Vídeos divulgados pela comunicação social local mostram detritos de rochas nas estradas ou tetos falsos a colapsar. Centenas de médicos, bombeiros, soldados, socorristas e policias foram mobilizados “para operações de busca e salvamento, atendimento aos feridos, desbloqueio das estradas e transferência dos moradores para um local seguro”, informou o canal CCTV.

Segundo os bombeiros de Sichuan, edifícios ficaram danificados, mas, até ao momento, não existem informações sobre eventuais colapsos. O tremor foi sentido em várias cidades da província, incluindo Chengdu. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) avaliou a magnitude do terramoto em 5,9. Sichuan, região muito montanhosa, é atingida várias vezes por mês por terramotos de intensidades variadas. Em setembro passado, três pessoas morreram nesta província durante um sismo e pelo menos 10 mil pessoas foram deslocadas. Em maio de 2008, um terramoto de magnitude 7,9 fez cerca de 87.000 mortos, também em Sichuan.

Impala Instagram


RELACIONADOS