Sismo na ilha indonésia de Lombok provoca 37 mortos e dezenas de feridos

Sismo na ilha indonésia de Lombok provoca 37 mortos e dezenas de feridos

Pelo menos 37 pessoas foram mortas e dezenas feridas no sismo de magnitude 7 que hoje atingiu a ilha indonésia de Lombok (sul), anunciaram as autoridades.

O sismo ocorreu uma semana após um primeiro tremor de terra que provocou 17 mortos nesta ilha turística a leste de Bali, onde os efeitos também se fizeram sentir e motivando momentos de pânico nas ruas.

Agung Pramuja, alto responsável dos serviços de socorro de Mataram, a principal cidade da ilha de Lombok, indicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) que o balanço atingiu 37 mortos.

Antes, o porta-voz das equipas de salvamento de Mataram, Agus Hendra Sanjaya, tinha-se referido a 19 mortos no hospital de Tanjung (norte de Lombok).

Entre as vítimas encontram-se uma criança de um ano e um idoso com 72 anos e pelo menos 52 pessoas ficaram feridas, acrescentou.

O sismo de hoje ocorreu a dez quilómetros de profundidade, precisou o Instituto norte-americano de geofísica (USGS).

Foi seguido por dois abalos secundários, incluindo um de magnitude 5,4 e uma vintena de réplicas.

O epicentro situou-se no mar a 18 quilómetros a noroeste de Lombok, longe dos principais locais turísticos do sul e do oeste da ilha.

As autoridades lançaram de imediato um alerta de tsunami, que foi levantado de seguida.

Um porta-voz da agência indonésia de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, indicou que numerosos edifícios ficaram danificados em Mataram.

Os habitantes de Mataram descreveram um forte abalo que motivou a saída das pessoas para a rua, cortou a eletricidade e forçou à retirada dos doentes do principal hospital da localidade.

PCR // EL

By Impala News / Lusa

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS