Sismo na Indonésia | Número de mortos sobe para 20 no arquipélago das Molucas

Pelo menos 20 pessoas morreram após um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter que atingiu hoje o arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia.

Sismo na Indonésia | Número de mortos sobe para 20 no arquipélago das Molucas

Pelo menos 20 pessoas morreram após um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter que atingiu hoje o arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia, anunciou a agência de gestão de desastres. “O número total de pessoas mortas no terremoto é 20”, indicou Agus Wibowo, porta-voz da agência, acrescentando que, “pelo menos, 100 pessoas ficaram feridas e 2.000 foram retiradas”.

LEIA DEPOIS
Homem morre em Tondela depois de ser mordido por vespa asiática

Sismo danificou vários edifícios, incluindo uma universidade

Num anterior balanço, as autoridades locais indicavam que três pessoas tinham morrido e outra estava desaparecida. O terramoto de magnitude 6,5, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu às 08:46 locais (00:46 em Lisboa) e o seu epicentro foi detetado a 37 quilómetros a nordeste de Ambon, na província das Molucas. Foi seguido por dezenas de tremores secundários, provocando o pânico entre moradores que fugiram para locais mais altos. “O impacto foi sentido em Ambon e nos arredores”, disse Rahmat Triyono, funcionário da Agência Meteorológica, Climática e Geofísica (BMKG). “Parecia um camião a passar ao lado de casa, os candeeiros começaram a balançar”, adiantou o mesmo funcionário.

As imagens captadas em Ambon, uma cidade com cerca de 400.000 habitantes, mostram partes de muros caídos, entulho e rachaduras em prédios. O responsável local da agência de gestão de desastres indonésia, Oral Sem Wilar, pediu à população para se acalmar. “As pessoas entraram em pânico e começaram a deixar algumas localidades, mas dissemos que não há motivo para entrar em pânico, porque não há alerta de tsunami”, disse Wilar à agência de notícias AFP.

Arquipélago tem mais de 100 vulcões ativos

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas que foi formado pela convergência de três grandes placas tectónicas (indo-Pacífico, australiano e eurasiano), está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica. O arquipélago tem mais de 100 vulcões ativos.

No ano passado, no final de setembro, um terramoto de magnitude 7,5 seguido de um tsunami na ilha de Celebes devastou a região de Palu e deixou mais de 4.300 pessoas mortas e desaparecidas. Em 2004, um tsunami matou 220.000 pessoas na região do Oceano Índico, incluindo 170.000 na Indonésia, logo após o Natal, tendo sido desencadeado por um sismo de magnitude 9,1 na costa de Sumatra.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 27 de setembro
Português suspeito de assassinar filho de quatro anos na Suíça

 

Impala Instagram


RELACIONADOS