Sismo nas Filipinas faz pelo menos 8 mortos e 60 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 60 ficaram feridas no norte das Filipinas, na sequência de dois sismos, com magnitudes entre 5,4 e 5,9, que abalaram o centro da ilha de Lúzon.

Sismo nas Filipinas faz pelo menos 8 mortos e 60 feridos

O primeiro sismo foi seguido de um segundo, registados ao princípio da manhã, num intervalo de duas horas, perto do município de Itbayat, nas ilhas Batanes, indicou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo. O último abalo, de magnitude 5,7 na escala aberta de Richter, ocorreu às 09h24 (02h24 em Lisboa), a 21 quilómetros de Itbayat e a dez quilómetros de profundidade, indicou o USGS. O Conselho de Redução de Desastres das Filipinas disse existirem, até ao momento, oito mortos e 60 feridos e pediu à população da zona afetada para se manter fora de casa, caso ocorram réplicas.

LEIA MAIS
Tremor de terra em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeo]

Balanço anterior ao sismo dava conta de 4 mortos e 9 feridos

O balanço anterior dava conta de pelo menos quatro mortos e nove feridos, de acordo com um relatório preliminar da polícia das ilhas Batanes. As autoridades informaram que os sismos causaram danos materiais em casas e igrejas, e acrescentaram ter mobilizado o exército para as operações de resgate. As Filipinas estão situadas no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida por cerca de sete mil sismos por ano, na sua maioria moderados. Abalos de magnitude superior a 5 são registados esporadicamente no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 27 de julho
Cordão humano impede deportação de emigrantes ilegais [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS