Sismo de 6,2 perto de Tonga sem alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Ritcher foi hoje registado perto do arquipélago de Tonga, sem que existam informações de danos e vítimas ou alertas de tsunami.

Sismo de 6,2 perto de Tonga sem alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Ritcher foi hoje registado perto do arquipélago de Tonga, sem que existam informações de danos e vítimas ou alertas de tsunami. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o sismo a uma profundidade de 14 quilómetros abaixo do fundo do mar.

O sismo foi registado a 219 quilómetros a oeste da cidade de Pangai, nas ilhas Ha’apai, e 250 quilómetros a noroeste de Nuku’alufa, a capital de Tonga. O Centro de Alerta sobre Tsunamis do Pacífico não emitiu qualquer alerta.

Tonga está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta. A 15 de janeiro, a violenta erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai desencadeou um tsunami, com ondas até 15 metros que devastaram a nação e causaram pelo menos três mortos.

Depois de vários dias isolados do mundo exterior, a ajuda humanitária, principalmente em aviões e navios da Austrália e da Nova Zelândia, começou a chegar a Tonga, onde existem preocupações sobre a possível contaminação de aquíferos.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS