Simone Biles dispara contra FBI por abusos sexuais de Larry Nassar

As ginastas olímpicas Simone Biles e McKayla Maroney acusaram o FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos de terem lidado mal com as acusações de abuso contra Larry Nassar.

Simone Biles dispara contra FBI por abusos sexuais de Larry Nassar

As ginastas olímpicas Simone Biles e McKayla Maroney acusaram, nesta quarta-feira, o FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos de terem lidado mal com as acusações de abuso contra Larry Nassar. “Permitiram que um pedófilo ficasse livre durante mais de um ano. Essa inação permitiu que Nassar continuasse a cometer abusos”, defendeu McKayla perante o Comité Judicial do Senado dos EUA. “Do que adianta denunciar os abusos se os próprios agentes do FBI vão enterrar esse relatório numa gaveta?”, questionou ainda a atleta.

McKayla e Simone juntaram-se às ginastas Maggie Nichols e Aly Raisman, que também estão entre as centenas de atletas que sofreram abusos às mãos de Nassar, antigo médico da equipa de ginástica dos EUA, que agora cumpre pena de prisão perpétua. “Realmente parece que o FBI nos virou as costas. Não nos ajudou nem nos protegeu”, cimentou Simone Biles, enquanto tentava segurar as lágrimas. “Há uma mensagem que precisa ser passada: Se permitirem que um predador magoe crianças, as consequências serão graves. Já chega!” atirou ainda a medalhada olímpica.

Já Aly, revelou que o FBI tentou pressioná-la a aceitar um acordo com o abusador. “O inspetor diminui a importância do meu abuso. Isso fez-me sentir que não valia a pena prosseguir”, contou. Simone Biles culpa “todo o sistema” pelos abusos. A principal ginasta norte-americana alargou ainda as culpas à USA Gymnastics e ao Paralímpico do país que “sabiam que estava a sofrer abusos por parte do médico da equipa” e responsabilizou “todo o sistema” por permitir que, durante 20 anos, Nassar abusasse sexualmente dela e de centenas de outras ginastas.

Nassar abusou de pelo menos 330 jovens

“Não quero que nenhum outro jovem desportista olímpico ou nenhum outro indivíduo sofra o horror que eu e centenas de outras crianças suportaram e continuam a suportar”, declarou Simone, perante dezenas de legisladores, acrescentando que “um sistema inteiro permitiu e perpetuou” os abusos contra ela e as outras jovens que, pela tenra idade, nem sequer tinha noção de que estavam a ser vítimas de Larry Nassar.

Em julho, um relatório interno do Departamento de Justiça revelou erros graves do FBI que levaram a que a investigação ficasse parada mais de oito meses. Quando o documento foi tornado público, um grupo de senadores avançou com uma audiência para investigar a resposta do FBI e para corrigir os erros institucionais.

Larry Nassar usou a sua posição como médico para abusar de, pelo menos, 330 jovens, incluindo menores e atletas olímpicas. Em 2017, o profissional de saúde foi condenado a uma pena de prisão de 40 a 175 anos pelo cúmulo desses crimes e mais 60 anos por pornografia infantil, isto é, ficará na prisão até morrer.

O discurso de Simone Biles na íntegra:

LEIA AINDA
Professor de Beja acusado de assediar alunas ao longo de pelo menos 10 anos
Professor de Beja acusado de assediar alunas ao longo de pelo menos 10 anos
Francisco Limpo Queiroz desmente as acusações que lhe são dirigidas pelas alunas da escola onde continua a lecionar, em Beja. Irina, uma das alegadas vítimas, espera “que alguém faça alguma coisa face a tudo isto”. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS