Siameses mais famosos do mundo morrem após 68 anos de «uma vida feliz»

Morreram os mais velhos e famosos gémeos siameses do mundo. Ronnie e Donnie Gaylon tinham 68 e morreram em 4 de julho, na cidade natal de Dayton, Ohio, nos Estados Unidos da América.

Ronnie e Donnie Galyon viveram unidos desde que nasceram, em 28 de outubro de 1951, e sempre afirmaram que tinham «uma vida feliz». Morreram, simultaneamente, sábado, 4 de julho, de «causas naturais». Os pais, Eileen e Wesley Gaylon, não esperavam gémeos, muito menos siameses. Nasceram «saudáveis», mas passaram «os dois primeiros anos de vida no hospital», enquanto os médicos lutavam para descobrir – sem sucesso – forma de separá-los com segurança. Quando lhes disseram que não havia garantia de que sobreviveriam à cirurgia, Wesley e Eileen recusaram-se separá-los.

LEIA DEPOIS
Profissional de Saúde atacada em bar por «falar estrangeiro muito alto» [vídeo]

Siameses Ronnie e Donnie exibidos pelo pai desde os 3 nos para sustento da família

Ao longo de 68 anos, os siameses viveram cara a cara, fundidos desde o esterno à virilha, com um conjunto de órgãos digestivos partilhados. Cada um nasceu com corações e estômagos separados e cada qual tinha o seu próprio conjunto de braços e de pernas. Quando completaram três anos, o pai tomou a decisão de começar a exibi-los como forma de sustentar a crescente família, pai, mãe e nove filhos. Foram agenciados por Ward Hall, lendário empresário, e viajaram por Canadá, Estados Unidos da América e outros países, com particular destaque para a infame exposição World of Wonders (Mundo de Mraravilhas) sob o chamariz «Vivos em carne e osso, os gémeos siameses de Galyon».

Começaram a andar aos 29 meses, aprendendo a revezar-se em quem andaria para trás

Ronnie e Donnie começaram a andar aos 29 meses, aprendendo a revezar-se em quem andaria para trás. Os pais contrataram terapeutas ocupacionais para lhes ensinar as tarefas quotidianas, como atar sapatos, usar a casa de banho e aprenderem a trabalhar um com o outro, pois nasceram ambos destros – mais uma complexidade que exigia intensa coordenação.

LEIA TAMBÉM
Ex-mulher de Johnny Depp chama-lhe «velho gordo». «Casei-me só pela fama» [vídeo]

Impedidos de frequentar a escola por se considerar que seriam um foco de perturbação

Os siameses foram impedidos de frequentar a escola local porque as autoridades consideraram que seriam um foco de perturbação para outros alunos. «Eram outros tempos», resigna-se o irmão Jim. Os coeficientes de inteligência dos gémeos eram considerados abaixo da média, mas, de acordo com J. David Smith – autor do livro Perfis Psicológicos de Gémeos Siameses –, Ronnie e Donnie «pareciam mais lentos apenas devido à falta de educação formal».

Votavam separados, tinham números distintos do Fisco, mas viajavam com apenas um passaporte

Os siameses mais famosos do mundo sempre insistiram que eram «os melhores amigos». Ambos partilharam amor por pesca, campismo e colecionavam cromos de basebol. Eram fervorosos fãs dos Dallas Cowboys e dos Cincinnati Reds. Nunca se casaram e Donnie ocupava-se mais da cozinha, da louça e da lavandaria. Ronnie limpava a casa de banho e era muito mais falador do que o irmão. Os irmãos votavam separados, tinham números distintos de Segurança Social e do Fisco, mas viajavam com apenas um passaporte. Tiveram «uma vida sempre feliz», afirmaram vezes sem conta, e morreram «de forma pacífica», confirmam os familiares.

LEIA AGORA
Marido de 90 anos matou mulher de 93 em Paços de Ferreira «porque ela pediu»

Impala Instagram


RELACIONADOS