Siamesas separadas por médicos indianos que não cobraram operação [vídeo]

Intervenção cirúrgica foi feita de forma gratuita por um grupo de especialistas.

Médicos indianos separaram gémeas siamesas com sucesso. A intervenção cirúrgica foi feita de forma gratuita por um grupo de especialistas. Os pais não tinham recursos para avançar com a cirurgia e salvar a vida das filhas. As bebés nasceram na cidade de Benares, no Norte da Índia, onde as dificuldades dos jovens casais são enormes. Trata-se de uma zona onde o desemprego ronda os 80 por cento.

LEIA MAIS: Jovem morre em acidente de carro 4 horas depois de tirar a carta

As meninas, que ainda não têm nome, nasceram unidas pelo estômago. Os fígados também estavam juntos, sendo necessário separá-las para que pudessem sobreviver. Em conjunto, as recém-nascidas pesavam apenas três quilos, o que aumentava o risco da cirurgia. A operação decorreu no passado dia 6 de dezembro, quando as gémeas tinham apenas três dias de vida.

Siamesas estavam muito frágeis, mas equipa de 30 especialistas operou-as com sucesso

Estavam muito frágeis, mas a equipa de 30 especialistas conseguiu operá-las com sucesso e estão livres de perigo. «Foi uma das operações mais complicadas que alguma vez realizámos, mas estamos muito felizes por tudo ter corrido como queríamos», disse um dos médicos envolvidos. Do grupo de trabalhou de forma gratuita fizeram parte cinco cirurgiões, dez médicos especialistas e 15 enfermeiras, que trabalharam mais de 10 horas consecutivas no bloco operatório. O custo da operação rondou os 350 mil euros, mas não foi cobrado aos pais das siamesas.

LEIA MAIS: 14 Famosos que se envolveram em crimes fatais

O nascimento de siameses é raro. Cerca de 60 por cento dos casos culminam em aborto espontâneo e 35 por cento dos bebés morrem dias depois do nascimento. As meninas indianas não fazem parte desta estatística. Recuperaram de forma rápida e estão prestes a ter alta.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS