Seis dicas para fortalecer a segurança do seu Facebook

Nesta terça-feira, 9 de fevereiro, assinala-se o Dia da Internet Mais Segura. Siga estas seis dicas para fortalecer a segurança do seu Facebook.

Seis dicas para fortalecer a segurança do seu Facebook

Seis dicas para fortalecer a segurança do seu Facebook

Nesta terça-feira, 9 de fevereiro, assinala-se o Dia da Internet Mais Segura. Siga estas seis dicas para fortalecer a segurança do seu Facebook.

Agora que vivemos, trabalhamos e dependemos cada vez mais da Internet, também podemos estar mais expostos a riscos de quebra na segurança. É por isso que é importante continuarmos a identificar e a responder às ameaças. Siga estas seis dicas para ajudar proteger proteger melhor a sua conta de Facebook.

  1. 1. Escolha uma senha forte e altere-a regularmente

Utilize uma senha diferente para cada serviço e evite incluir informações pessoais, tais como a data de nascimento ou o nome de um membro da família. Quanto mais difícil for para adivinhar, melhor, então tente fazer com que tenha pelo menos seis caracteres e combine maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Existem métodos de criação de senha que podem ser utilizados para obter senhas seguras e aqui estão alguns que podem ser colocados em prática. Também é muito importante que nunca partilhe a sua senha com ninguém, nem mesmo com pessoas da sua confiança, e que a altere com frequência.

2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores adiciona segurança extra à sua conta, além da segurança que já é facultada pela sua senha. Ativá-lo irá enviar uma solicitação para inserir um código de segurança especial cada vez que tentar aceder ao Facebook ou Instagram através de um novo dispositivo. Pode optar por receber esses códigos de segurança através de mensagem de texto (SMS) no seu telemóvel ou através de uma aplicação de autenticação externa. Pode ativá-lo no Facebook aqui e no Instagram aqui. Pode também configurá-lo para o WhatsApp.

3. Logins de controlo

Nunca partilhe as suas informações de login com outras pessoas e faça logout ao usar um computador ou telefone partilhado. Além disso, no Facebook, é possível ativar alertas para logins não reconhecidos. Se alguém tentar fazer login através de um dispositivo ou navegador da Web diferente do normal, irá receber um alerta a informar sobre qual o dispositivo que tentou fazer login e a sua localização.

4. Proteja-se de mensagens maliciosas

Nunca clique em links suspeitos, mesmo que sejam de um amigo ou de uma empresa que conhece. Isto inclui links que pode ver em publicações ou receber por e-mail. É importante relembrar que o Facebook ou o Instagram nunca pedem a sua senha por e-mail, nem o contactam através de mensagens diretas. Os agentes maliciosos podem criar sites falsos que se parecem com os originais e pedir-lhe que faça login com o seu e-mail e senha. Se não tiver certeza acerca de um link, verifique o URL ou digite o endereço web diretamente num navegador antes de inserir a sua senha.

LEIA DEPOIS

Perdeu a filha porque cometeu um erro no Facebook
Perdeu a filha porque cometeu um erro no Facebook

Esta mãe aceitou um pedido de amizade de um estranho e por causa disso a filha foi raptada e posta à venda por 5,5 mil euros! Leia o testemunho na primeira pessoa de quem perdeu a filha por cometer um simples erro no Facebook. (… continue a ler aqui)

5. Fique atento a quaisquer sinais que possam indicar uma violação de segurança

Se acredita que a sua conta foi comprometida, é importante protegê-la o mais rapidamente possível. Altere a sua senha assim que possível e verifique se as informações de contacto da sua conta estão corretas. Caso não consiga mais entrar na sua conta, aceda a este link no Facebook ou a este se for no Instagram, para que possa alterar a sua senha e rever a atividade que ocorreu.

No WhatsApp, nunca partilhe o seu código de verificação com ninguém, nem mesmo com a sua família ou amigos. Se por algum motivo partilhou o seu código e perdeu o acesso à sua conta do WhatsApp, estas instruções irão ajudá-lo a recuperar.

6. Mantenha as suas informações de contacto atualizadas

Dessa forma, se detectarmos que alterações não autorizadas foram feitas na sua conta, poderemos entrar em contacto consigo para resolver o problema rapidamente.

Como confirmar a segurança no Facebook num só clique

Ao seguir estas indicações simples, o Facebook acredita que pode ficar seguro e continuar com a sua atividade online sabendo que está protegido.
Além disso, a rede social relembra que pode utilizar a verificação de segurança rápida do Facebook para rever a segurança da sua conta e melhorá-la. Atualmente, esse recurso está disponível no computador ou para pessoas com a versão mais recente da aplicação do Facebook para Android ou iOS. Pode iniciar esta verificação rápida aqui.

Impala Instagram


RELACIONADOS