Descoberto segundo buraco mais profundo do mundo
Chama-se Taam Ja’ e é o segundo buraco mais profundo do mundo. Foi encontrado no México e pode ser casa de corais, tartarugas marinhas e até tubarões.
O segundo buraco mais profundo do mundo foi descoberto na costa da Península de Yucatán, no México. A gigantesca cratera subaquática chamada Taam Ja’, que significa “águas profundas” em maia, está localizada na Baía de Chetumal, tem cerca 274 metros de profundidade e abrange uma área superior a 13 mil metros quadrados. Em primeiro lugar, está o Buraco do Dragão, no Mar da China Meridional, descoberto em 2016 e acredita-se que tenha mais de 300 metros de profundidade.
Para ler depois
As imagens da cratera gigante que ameaça engolir casas
Corais, tartarugas e tubarões
Muitos destes buracos, que se formam quando a água do mar se mistura com calcário, têm uma grande diversidade de plantas e vida marinha, incluindo corais, tartarugas e até tubarões. Além disso, tem encostas íngremes com declives de quase 80 graus, e a boca da caverna fica a cerca de 4,6 m abaixo do nível do mar. Cientistas do El Colegio de la Frontera Sur (Ecosur), um centro público de pesquisa coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Conacyt), descobriram-no pela primeira vez em 2021. Porém, o estudo só foi publicado em 23 de fevereiro de 2023, na revista Frontiers, em 23 de fevereiro.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram