Segunda vítima mortal em Espanha provocada por surto de listeriose

Esta segunda-feira, 26 de agosto, foram confirmados mais três novos casos de listeriose, em Sevilha.

Segunda vítima mortal em Espanha provocada por surto de listeriose

Esta segunda-feira, 26 de agosto, foram confirmados mais três novos casos de listeriose, em Sevilha. Mulher, de 74 anos, infetada com a batéria ‘Listeria monocytogenes’ morreu esta terça-feira, 27 de agosto, tornando-se na segunda vítima mortal entre os casos detetados em Espanha, informaram as autoridades de saúde da Andaluzia.

LEIA DEPOIS
Rede de tráfico de pessoas: 17 chineses resgatados de casa em Cascais

Estado de saúde deteriora-se cinco dias após comer carne infestada

Um comunicado, citado pela agência EFE, a septuagenária apresentava patologias várias e incluí-as na população de risco. O caso de um homem, que morreu na semana passada, após lhe ter sido diagnosticada listeriose continua em investigação. A primeira vítima mortal da infeção com Listeria foi uma mulher de 90 anos, que entrou no hospital, após o seu estado de saúde se ter deteriorado cinco dias depois de comer carne infestada.

O número de pacientes infetados com a batéria que ingressaram nos hospitais andaluzes reduziu-se em 20% nas últimas 24 horas, já que passou de 108 para 86, sem contar com esta última morte, o que é encarado como uma «inflexão» no surto de listeriose. No total, o número de pessoas confirmadas com esta infeção desde o início do alerta, em 15 de agosto, ascende a 196, a maioria em Sevilha, com 161 casos.

A Ordem dos Veterinários de Sevilha indica que o surto de listeriose foi causada por um rolo de carne comercializado pelo empresa Magrudis. «Muito provavelmente, falta de higiene no processo de fabricação do produto», afirmaram. O governo da Andaluzia ordenou a imediata paralisação da atividade da empresa. A Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu que a carne contaminada com a bactéria ‘Listeria monocytogenes’ dessa marca não é  comercializada em Portugal. Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 28 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS