Sedentarismo representa riscos para a saúde iguais aos do tabagismo

Pense duas vezes antes de passar o dia no sofá. De acordo com vários estudos científicos, os riscos de mortalidade do sedentarismo e do tabagismo são comparáveis.

Sedentarismo representa riscos para a saúde iguais aos do tabagismo

Qualquer fumador está mais do que consciente de que esse vício não só é prejudicial à Saúde como pode provocar um dos mais agressivos cancros, o do pulmão. Talvez não imaginássemos, contudo, que o sedentarismo é tão perigoso e representa tantos riscos de mortalidade quanto o tabagismo, facto recentemente comprovado cientificamente e cada vez mais relevante desde o confinamento motivado pela luta contra a covid-19.

Sedentarismo responsável por “diabetes e cancro”

“Estarmos inativos aumenta o risco de desenvolvimento de uma vasta diversidade de doenças crónicas, como cardiovasculares ou acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, afirma, citada pela BBC, I-Min Lee, professora edpidemiologista da Universidade de Harvard coordenadora de um estudo sobre sedentarismo publicado no jornal científico The Lancet. A “diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro” podem igualmente resultar do sedentarismo, acrescenta a cientista.

I-Min Lee
I-Min Lee, cientista e professora de epidemiologia da Universidade de Harvard

Tratando-se de “um fator de risco comum em muitas das doenças crónicas que nos acometem, o risco de mortalidade prematura de quem é sedentário é comparável ao de fumar”, confirma I-Min Lee.

LEIA AGORA
Qual a melhor rede móvel em Portugal, MEO, NOS ou Vodafone?
Qual a melhor rede móvel em Portugal, MEO, NOS ou Vodafone?
Uma das redes em Portugal tem “melhor desempenho” no 3G e no 4G, mas “pior desempenho em GSM [2G]”, segundo o relatório sobre a qualidade de serviço da rede móvel em Portugal continental, divulgado pela Anacom. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS