Se ficar sem carta de condução em Portugal pode conduzir no resto da Europa?

A Comissão Europeia propôs hoje medidas para reforçar a segurança rodoviária na União Europeia (UE), prevendo a inibição de carta de condução à escala dos 27 quando determinada pelas autoridades do Estado-membro que condenou infrações graves cometidas.

Se ficar sem carta de condução em Portugal pode conduzir no resto da Europa?

Se ficar sem carta de condução em Portugal pode conduzir no resto da Europa?

A Comissão Europeia propôs hoje medidas para reforçar a segurança rodoviária na União Europeia (UE), prevendo a inibição de carta de condução à escala dos 27 quando determinada pelas autoridades do Estado-membro que condenou infrações graves cometidas.

Sim, se por alguma infração ficar sem a carta de condução em Portugal, pode conduzir no resto da União Europeia (UE), mas isso estará prestes a mudar. A proposta para a criação de um novo sistema que permitirá a privação do direito de conduzir a nível da UE quando um Estado-membro decidir inabilitar um condutor devido a uma infração grave cometida no seu território, como excesso de velocidade, conduzir sob a influência de álcool ou drogas e qualquer infração de trânsito que resulte em morte ou lesões corporais graves.

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Carta de condução a partir dos 17 anos

O executivo comunitário propôs ainda a introdução de uma carta de condução digital, que será a primeira a nível mundial, para simplificar o reconhecimento das cartas de condução entre os Estados-membros. A idade mínima para começar a aprender a conduzir e obter uma licença de condução na UE passa a ser de 17 anos, idade em que é obrigatória a condução acompanhada e que termina na maioridade.

A proposta da Comissão Europeia, que terá de passar pelo crivo do Parlamento Europeu e do Conselho da UE, prevê também um período de experiência de pelo menos dois anos para condutores recém-encartados e uma regra de tolerância zero para condução sob o feito do álcool. O executivo comunitário justifica esta medida indicando que, apesar de os jovens representarem apenas 8% dos condutores de automóveis, duas em cada cinco colisões fatais envolvem condutores com menos de 30 anos.

No ano passado, perderam-se mais de 20 mil vidas nas estradas da UE e a maioria dessas vítimas eram peões, ciclistas e utilizadores de trotinetas e motociclos.

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