Fique a saber por que festeja o carnaval

É fã do carnaval? Adora a folia carnavalesca? E sabe qual o verdadeiro símbolo desta festa? Desengane-se se pensa que esta é uma tradição com origem portuguesa ou brasileira.

Fique a saber por que festeja o carnaval

Muitos são aqueles que passam o ano à espera do carnaval. Até porque esta é uma época celebrada em todo o mundo, com especial destaque no Brasil. Sendo que Portugal também não passa ao lado desta tradição secular, até porque foram os portugueses que levaram a festa para terras de Vera Cruz. Provavelmente também celebra esta altura, mas saberá o que realmente significa o Carnaval?

Leia depois
12 mulheres que vão aquecer o Carnaval do Rio
Já falta pouco tempo para o Carnaval do Rio e existem 12 mulheres que prometem aquecer, e muito, a temperatura do Sambódromo (… continue a ler aqui)

A tradição terá começado na Grécia Antiga. O carnaval era um ritual que servia para agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e produção agrícola. Inicialmente, a Igreja Católica não aderiu por se tratar de uma festa pagã. Mais tarde, é assimilado pela catolicismo como o Entrudo, os três dias que antecedem a Quaresma (40 dias antes do Domingo de Páscoa). Como a Quaresma eram 40 dias onde os crentes deviam praticar o jejum, estes três dias eram sinónimo de grandes festas, caracterizadas por vários excessos.

Carnaval de Torres Vedras é considerado o mais antigo de Portugal

Em Portugal, os festejos abandonaram o caráter religioso com a Implantação da República. Passaram a ser verdadeiros grandes cortejos na rua, com carros alegóricos dedicados à sátira social. O carnaval de Torres Vedras é talvez o mais conhecido, mas existem mais como Ovar, Sesimbra, Sines, Loulé, Estarreja, Loures, Nazaré e Elvas. Também nas regiões autónomas, a tradição se cumpre. Com especial destaque para o da Madeira (um dos maiores destinos para o turismo de Carnaval). E reza a história que terão sido os imigrantes oriundos da Madeira a levar o Carnaval para o Brasil.

Junte-se a nós no Instagram

Visto como o país do Carnaval, o Brasil é a principal referência desta folia. Por se festejar no verão, no Brasil é o samba quem mais ordena. O desfile das mulheres quase despidas é uma das imagens de marca. Essa tradição tem feito a sua influência no nosso país, com a criação de várias escolas de samba, mesmo que em Portugal se celebre no Inverno. Tradicionalmente, as festas de Carnaval das cidades portuguesas têm dois padrinhos. Normalmente figuras públicas, ou pessoas de referência da região.

Impala Instagram


RELACIONADOS