Rússia acusa Ucrânia de encenar ataque a maternidade com influencer

Embaixada da Rússia no Reino Unido acusa a Ucrânia de encenar o ataque a uma maternidade e de ter utilizado uma influencer com “maquilhagem realista” para tal.

Rússia acusa Ucrânia de encenar ataque a maternidade com influencer

Após afirmar que as informações sobre um ataque a uma maternidade em Mariupol são “notícias falsas”, a Rússia acusa a Ucrânia de utilizar uma famosa influencer para encenar ferimentos em civis. O bombardeamento ocorreu na tarde de quarta-feira e provocou pelo menos três mortos, entre as quais uma criança de seis anos, e 17 feridos. De acordo com as autoridades, as vítimas são sobretudo “mulheres e funcionários do estabelecimento”. Ainda assim, a Rússia nega o ataque a civis e diz que a maternidade estava a ser ocupada pelo ‘Batalhão de Azov, uma milícia ucraniana de extrema-direita.

Agora, através da sua embaixada no Reino Unido, o país acusa a Ucrânia de encenar o ataque e de ter utilizado uma influencer com “maquilhagem realista”. Citando o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, a embaixada afirma que “a maternidade já não estava operacional” e que “estava a ser utilizada por tropas ucranianas e radicais”. “Além disso, a Rússia alertou o Conselho de Segurança das Nações Unidas há três dias”, frisou. Para sustentar a narrativa, identificaram as fotografias de duas mulheres feridas – amplamente difundidas nas redes sociais – como sendo “falsas”.

«Maquilhagem muito realista»

Numa das fotografias, aparecia Marianna Podgurskaya, conhecida influencer e blogger de beleza ucraniana, que estava grávida no dia do bombardeamento. Após ser confrontada com o facto de Podgurskaya estar efetivamente grávida, a embaixada diz que a influencer “assumiu o papel de duas mulheres grávidas” e que as fotografias foram captadas pelo famoso fotógrafo propagandista” Evgeniy Maloletka em vez de “testemunhas ou socorristas”.

Numa outra publicação, a embaixada alega que a influencer está a utilizar “maquilhagem muito realista”. “Ela não podia estar na maternidade na altura do bombardeamento, já que o local já estava ocupado pelo neonazi Batalhão de Azov”  As três publicações foram eliminadas do Twitter por violarem as regras da rede social. Já nesta sexta-feira, a jornalista Olga Takariuk anunciou que Marianna deu à luz uma menina. “Elas estão bem, mas está muito frio em Mariupol e os bombardeamentos não param”, escreveu.

LEIA AINDA
O segredo de Putin para aumentar a potência sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS