Rio de Janeiro entrega mil armas de eletrochoque para polícia municipal

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou hoje mil armas de eletrochoque para a Guarda Municipal, uma força de ordem pública que operava desarmada.

Rio de Janeiro entrega mil armas de eletrochoque para polícia municipal

Marcelo Crivella, prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro, entregou hoje mil armas de eletrochoque para a Guarda Municipal, uma força de ordem pública que operava desarmada.

Crivella decidiu adquirir os equipamentos a uma empresa brasileira depois de a Justiça ter autorizado os guardas municipais a usarem armas não letais, decisão que levantou alguma controvérsia junto de organizações de defesa dos direitos humanos que questionam o facto dos agentes de segurança as poderem usar indiscriminadamente.

O prefeito de câmara fez a entrega do primeiro lote de armas de eletrochoque nesta segunda-feira e disse que os guardas irão utilizar o instrumento como um “elemento de segurança nas suas ações nas ruas.”

“Com estas armas não-letais, a Guarda Municipal recebe um importante instrumento de política pública”, disse Crivella.

O prefeito também disse que espera que estas armas não “sejam usadas, mas se necessário, elas serão utilizadas para o bem da população”.

As armas de choque entregues à Guarda Municipal do Rio de Janeiro têm capacidade para fazer disparos de dois dardos e neutralizar uma pessoa sem causar danos permanentes.

Armas de eletrochoque com Wi-Fi

As armas apresentam inovações tecnológicas que lhes permitem saber, graças a uma conexão Wi-Fi e um sistema de transmissão de dados, quem fez o disparo de cada tiro.

LEIA MAIS: Venezuela diz que Brasil convidou Maduro para tomada de posse de Bolsonaro

Este é o primeiro investimento comprado no Rio de Janeiro com dinheiro do Fundo Especial de Ordem Pública, criada no ano passado para modernizar e equipar a Guarda Municipal.

Atualmente, 3.474 guardas municipais são treinados para usar instrumentos de menor potencial ofensivo na cidade do Rio de Janeiro.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS