Retomada atividade no aeroporto de La Palma

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma retomou hoje a sua atividade, interrompida de novo quinta-feira devido à nuvem de cinzas resultantes da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que afetou os voos programados na ilha.

Retomada atividade no aeroporto de La Palma

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma retomou hoje a sua atividade, interrompida de novo quinta-feira devido à nuvem de cinzas resultantes da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que afetou os voos programados na ilha. A Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA) publicou nas suas contas nas redes sociais que, apesar de acordada a retoma da atividade no aeroporto de La Palma, continuam em curso operações de limpeza das cinzas nas zonas que ainda não estão operacionais.

Assim, a AENA aconselha os passageiros com voos previstos que consultem previamente as respetivas companhias aéreas. O aeroporto de La Palma foi novamente fechado quinta-feira devido à nuvem de cinzas causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja durante duas semanas e meia. Este foi o segundo encerramento deste aeroporto desde que o vulcão entrou em erupção a 19 de setembro, obrigando à retirada de mais de 6.000 pessoas das zonas afetadas, onde mais de mil edifícios foram destruídos pela lava.

Erupção do La Palma deve estar longe do fim

Depois da reunião diária da comissão científica que avalia o processo eruptivo iniciado no dia 19 de setembro, a diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN), María José Blanco, indicou que a previsão do tempo aponta para ventos na quarta-feira à tarde, que deverão virar a coluna de cinzas e gases em direção à encosta nordeste da ilha, o que pode afetar a operação do aeroporto de La Palma.

LEIA DEPOIS
Mais de 300 mil vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica em França

 

Impala Instagram


RELACIONADOS