Homem bate recorde ao viver debaixo de água durante 74 dias

Um professor universitário bateu o recorde mundial depois de viver debaixo de água sem pressurização durante 74 dias e… continua lá.

Homem bate recorde ao viver debaixo de água durante 74 dias

Joseph Dituri ainda não emergiu, após 74 dias a viver debaixo de água. Por isso, o recorde é consecutivamente batido, a cada dia que passa. O professor Dituri vive há 2 meses e meio no Jules Undersea Lodge, que fica no fundo de uma lagoa a pouco mais de 9 metros de profundidade, em Key Largo, na Florida, nos Estados Unidos da América.

Para ler depois
Carniceiro admite ter sequestrado e violado aluna adolescente vestido de mulher

No 74.º dia, tomou uma refeição “rica em proteínas de ovos e salmão”, preparada no micro-ondas, exercitou-se com elásticos de resistência, fez flexões diárias e fez uma sesta de uma hora. A rotina “é muito semelhante” aos 73 dias anteriores”, garante. Ao contrário de um submarino, o lodge não usa tecnologia para ajustar-se ao aumento da pressão subaquática, o que dificulta ainda mais a tarefa.

O recorde anterior, de 73 dias, 2 horas e 34 minutos, foi estabelecido por dois professores do Tennessee – Bruce Cantrell e Jessica Fain – no mesmo local, em 2014. A missão de Dituri, apelidada de Projeto Neptuno 100, deve terminar em 9 de junho, depois de passar 100 dias debaixo de água. O intuito do professor universitário é uma combinação de investigação médica e oceânica, com extensão educacional, e foi organizado pela Marine Resources Development Foundation, proprietária do habitat.

Debaixo de água há 74 dias… e a continua

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Joe Dituri (@joseph.dituri)

“O recorde é um pequeno solavanco e sinto-me realmente satisfeito”, diz Dituri, docente da Universidade do Sul da Florida, com doutorado em engenharia biomédica e ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos. “Estou honrado por ter ultrapassado o anterior recorde, mas ainda temos mais ciência para fazer”, ironiza, já que terá de passar mais 26 dias até atingir o objetivo de ficar 100 submergido.

Para ler também
NASA descobre rio em Marte e reacende polémica sobre vida no planeta

A investigação inclui experiências diárias em fisiologia para monitorizar como o corpo humano responde à exposição de longo prazo à pressão extrema. “A ideia é povoar os oceanos do mundo, tomar conta deles, vivendo neles, e tratando-os realmente bem”, justifica Dituri, que também responde pelo nome de Dr. Deep Sea – Dr. ‘Mar Profundo’. Apropriado…!

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS