Pai grava momento em que filho recém-nascido quase perde a vida [vídeo]

Um pai grava o momento em que o filho recém-nascido quase perde a vida. O bebé nasce sem respirar e a equipa médica ignora a situação.

Um pai gravou o momento em que filho recém-nascido quase perdeu a vida. O bebé nasceu sem respirar e equipa médica ignorou a situação, apesar dos gritos de alerta de uma enfermeira.

O caso aconteceu no Perú, no Hospital Las Mercedes de Chiclayo. Alan Rojas, pai do bebé, estava a gravar o nascimento quando percebeu que algo de errado se passava.

LEIA MAIS: Mãe de adolescente que se suicidou depois de violada divulga carta da filha

As dúvidas dissiparam-se quando a enfermeira que estava a tratar da mãe e do menino entrou em desespero, pedindo ajuda à médica parteira para que lhe desse os utensílios necessários para conseguir reverter a situação crítica.

Contudo, na gravação, fica visível que médicos e enfermeiros ignoram os pedidos e os desvalorizam. «Obstetra! Rápido! Uma gaze! Alguma coisa para secar! Este bebé necessita respirar! Rápido», ouve-se, perante a impavidez dos restantes presentes na sala de parto.

Percebendo que ninguém parava os seus a fazeres, a enfermeira volta a gritar, desesperada. «Equipa de parto, isto é uma emergência! Rápido, por favor! Este bebé tem de respirar depressa!»

Recém-nascido sobreviveu, mas ainda não se sabe com que sequelas neurológicas

Enquanto esperava por ajuda, a enfermeira massajou o pequeno corpo do bebé e colocou-o em cima da barriga da mãe, na esperança de que a criança reagisse.

Nesse momento da gravação, Alan Rojas começa também a manifestar-se, pedindo que não deixem o filho morrer. Contudo, é expulso da sala por seguranças da unidade hospitalar, apesar de pedir para ficar ao lado da mulher.

As imagens chocantes de negligência tiveram repercussões graves no Perú, onde os responsáveis poderão vir a cumprir pena de prisão efetiva por negligência grave e omissão de auxílio a menor.

O nascimento teve lugar a 30 de abril, mas as imagens foram divulgadas esta terça-feira, 8 de maio, pelo pai do bebé, que quer levar o caso à Justiça.

LEIA MAIS: Pais instalaram câmara secreta e apanharam ama a agredir violentamente bebé [vídeo]

Só depois do escândalo fomentado pela partilha da gravação é que o hospital se manifestou. O diretor admitiu tratar-se de um caso grave de negligência e disse ter aberto «um processo disciplinar».

Mãe e filho estão fora de perigo, mas ainda não se sabe se o bebé sofreu algum dano neurológico pela falta de oxigenação.

LEIA MAIS: Madrasta torturou o enteado com comida cheia de laxante e pimenta

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS