Recebeu um email da EDP? Cuidado porque pode ser fraude

A Polícia de Segurança Pública alerta, numa publicação no Facebook, para emails fraudulentos em nome da EDP que indicam o direito a um reembolso.

Recebeu um email da EDP? Cuidado porque pode ser fraude

Nos últimos dias, têm circulado em algumas caixas de correio eletrónico um email supostamente escritos e enviados pela EDP, cujo conteúdo fala sobre um direito de reembolso.

O email começa por referir que após os cálculos das «últimas contas», a EDP determinou que o destinatário em causa é «elegível para receber um reembolso». Para receber a quantia é fácil. Basta enviar a solicitação de reembolso através de alguns procedimentos inseridos numa hiperligação.

LEIA MAIS: Irmã de Luís Grilo sobre filho do triatleta: «Não lhe posso tirar a mãe»

A EDP escreveu num comunicado que não é responsável por tal ação. «Informamos que a EDP não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como por exemplo dados para novas formas de pagamento ou reembolsos.»

Email fraudulento da EDP – Phishing

A empresa de energias de portugal denomina esta ação maliciosa de Phishing que «visa obter de forma abusiva dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos». Alheia a esta situação, a empresa explica que qualquer pessoa pode aceder a um endereço de email «através da aquisição no mercado de bases de dados de emails».

A EDP vai procurar atuar da forma mais rápida possível de forma a «minimizar os impactos deste tipo de ações, a precaver que outros clientes sejam afetados e a garantir que as pessoas ou entidades responsáveis por estes atos sejam identificadas e punidas».

LEIA MAIS: A depressão e os últimos passos de Zé do Pipo antes do desaparecimento

Impala Instagram


RELACIONADOS