Sabe qual é a origem da palavra Natal?

Natal significa “nascimento de Jesus Cristo” e é o nome dado à festa religiosa cristã que celebra esse acontecimento. Mas qual será a origem da palavra Natal?

Sabe qual é a origem da palavra Natal?

É de conhecimento geral que Natal significa “nascimento de Jesus Cristo” e que este é o nome dado à festa religiosa cristã que celebra esse acontecimento. Mas qual será a origem da palavra? Vem do latim nativitas, que significa nascimento. Primeiro, foi Natividade, mas depois evoluiu para Natal. Em relação à palavra Christmas [Natal, em inglês] tem origem na palavra da língua inglesa antiga Cristes maesse, que significa Missa de Cristo.

As tradições de Natal mais estranhas no mundo

Esta é uma época festiva que se celebra em todo o mundo. Sendo cristão ou não, todos comemoram este dia, mas de formas bem diferentes… algumas tradições típicas, outras diferentes e algumas até mesmo bizarras

Itália

O Pai Natal que se ponha a pau em terras italianas. O velhote tem uma inimiga por lá: a bruxa Befana. Segundo a lenda italiana, a bruxa intercetou os Reis Magos e negou-lhes comida e abrigo. Arrependida, durante a quadra natalícia, Befana distribui presentes a quem se portou bem e uma cesta de carvão aos mais traquinas.

Ucrânia

Sempre se disse que as aranhas trazem sorte (à carteira) e os ucranianos seguem o mito ao risco. Nesta época, escondem-se aranhas nas árvores de Natal para que, quem as encontrar, tenha um ano repleto de sorte.

Espanha

Na Catalunha, há a tradição mais deliciosa de todas: o Caga Tió. Esta tradição consiste em encher um tronco com doces no decorrer do mês de dezembro, para que, quando chegue o dia 25, se parta o tronco e este “devolva” tudo o que “comeu” até então.

Texto: redação win;
Fotos: D.R.

Para ler depois
Nove filmes para ver na televisão neste Natal
Natal rima com filmes na televisão e existem nove filmes que vão estar em patamar de destaque na televisão portuguesa. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS