Qual o país do mundo que mais investe nas suas forças armadas?

Em percentagem relativa ao Produto Interno Bruto, a Arábia Saudita é o país que atualmente mais orçamento dedica às forças armadas, mas em termos brutos fica muito longe o mais gastador.

Qual o país do mundo que mais investe nas suas forças armadas?

Como parcela do produto interno bruto (PIB), a Arábia Saudita gastou mais em forças armadas do que qualquer outro país em 2020 – dados mais recentes –, seguida de Israel e da Rússia. Neste grupo, o Japão foi o país que menos menos dinheiro usou em forças armadas. Em termos brutos, os países com os maiores gastos militares são Estados Unidos, China e Índia, nações com grandes populações.

Por que surgiu e para que serve a NATO?

Statistic: Military expenditure as percentage of gross domestic product (GDP) in highest spending countries 2020 | Statista
Find more statistics at Statista

Os países mais pequenos não podem competir sozinhos, independentemente de quanto investem. Por isso, formam alianças como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Os países da NATO concordam em reunir dois por cento do PIB para as forças armadas e, em caso de conflito ou iminância de conflito, ajudarem-se mutuamente.

Diferenças regionais em gastos com forças armadas

Statistic: Countries with the highest military spending worldwide in 2020 (in billion U.S. dollars) | Statista
Find more statistics at Statista

Na última década assistimos a um ligeiro aumento nos gastos militares globais, que não tiveram distribuição uniforme. Este período viu grandes mudanças positivas nos gastos militares de vários países asiáticos, incluindo um grande aumento da China. Estes acréscimos foram no entanto compensados ​​por diminuições no Reino Unido e nos EUA. Embora isto não reflita o número de conflitos ativos, pode sinalizar uma mudança nas habilidades marciais nos próximos anos.

Impala Instagram


RELACIONADOS