Protestos em Hong Kong obrigam a reforço policial de mil agentes reformados

A polícia de Hong Kong planeia reforçar-se com mil agentes aposentados para aliviar a pressão ao nível de pessoal devido aos violentos protestos que duram há quase cinco meses, noticiou hoje o jornal South China Morning Post.

Protestos em Hong Kong obrigam a reforço policial de mil agentes reformados

Este seria o maior reforço policial desde que as autoridades começaram a chamar polícias reformados em agosto. «O destacamento dos ex-polícias não se limitará a [trabalhos como] varrer filmagens das câmaras de segurança, mas será organizado de acordo com as nossas necessidades operacionais», explicou uma das fontes citadas pelo diário e Hong Kong.

LEIA DEPOIS

Libertado jovem que matou namorada e deu origem aos protestos

Polícia de Hong Kong avança com campanha de recrutamento

Ou seja, «poderiam ser colocados na linha de frente para lidar com manifestantes, se necessário, dependendo de suas habilidades e experiência», acrescentou a mesma fonte.

A polícia de Hong Kong tem cerca de 30 mil elementos e aguarda o financiamento do Governo para avançar com a campanha de recrutamento. De acordo com documentação interna obtida pelo jornal, os anúncios de abertura de vagas vão ser publicados em novembro, com o processo de seleção a principiar no final do mês, devendo os ‘novos’ polícias iniciarem funções em março de 2020.

Libertado jovem que matou namorada e deu origem aos protestos em Hong Kong

Chan Tong-Kai, que confessou ter matado a namorada grávida durante umas férias em Taiwan, foi libertado esta quarta-feira, 23 de outubro. O caso é visto como o ponto de partida dos protestos que duram há cinco meses em Hong Kong.

Este acontecimento foi usado como exemplo para a possível alteração à lei de extradição, que levou centenas de milhares de pessoas para a rua. Os protestos partiram para exigências de democracia e liberdade política face a Pequim, outro elemento fundamental de toda a história.

Como o crime de Chan Tong-Kai foi cometido em Taiwan, ele não podia ser julgado em Hong Kong. No entanto, a falta de um acordo de extradição também não permitia que ele fosse julgado no país onde cometeu o crime. Desta forma, Chan Tong-Kai acabou por ser condenado a 29 meses de prisão por ter roubado dinheiro da namorada.

 LEIA MAIS

Tribunal emite providência cautelar para impedir assédio a polícias

Impala Instagram


RELACIONADOS