Projeto transforma excedentes de cereais em novos produtos para consumo humano e animal

Todos os anos, toneladas de resíduos de cereais são desperdiçados ou tratados para que possam ser canalizados para a alimentação animal.

Projeto transforma excedentes de cereais em novos produtos para consumo humano e animal

Todos os anos, toneladas de resíduos de cereais são desperdiçados ou tratados para que possam ser canalizados para a alimentação animal. Esta situação pode mudar depois dos resultados do projeto Co-CerealValue, que permitiu transformar estes resíduos em novos produtos para a alimentação humana com alto valor nutricional. O Co-CerealValue é um projeto 100% português que resulta de um consórcio entre os Silos de Leixões (entidade que lidera o projeto) e a empresa Germen, responsável pela moagem dos cereais, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Os resultados do projeto serão apresentados a 27 de abril, a partir das 9h30, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica no Porto.

Microplásticos podem transportar para os oceanos germes que causam doenças

Os microplásticos que poluem os oceanos podem ser veículos para germes patogénicos terrestres que provocam doenças em organismos marinhos e seres humanos, concluíram cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (…continue a ler aqui)

O défice na produção de cereais é um fator crónico em Portugal. A volatilidade dos preços, a livre circulação de mercadorias e a especialização de produções a nível global criaram elevados riscos de interdependência. Em paralelo, o sector agro-alimentar é fortemente afetado pela pressão exercida pelos custos de disposição de resíduos, regulações ambientais e preocupações sobre a degradação ambiental. As empresas têm que inovar nos seus processos de forma a aplicar o conceito de Economia Circular e, por isso, necessitam de rever as suas estratégias e definir políticas que estabeleçam relações benéficas entre as empresas integrantes de um ecossistema industrial. Assim, a sustentabilidade do sector pode ser alcançada através do aproveitamento e valorização dos desperdícios das atividades de outra empresa, criando assim uma relação sinérgica e mentora do desperdício zero.

Neste enquadramento o projeto Co-CerealValue permitiu desenvolver produtos inovadores para a alimentação humana (Food), ricos em fibras, proteínas e antioxidantes, e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, mas também desenvolver um smart-object que monitoriza a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima durante todo o transporte (desde o porto de origem ao destino final), garantindo a sua segurança e integridade durante todo o processo.

“O sector dos cereais gera uma grande quantidade de subprodutos”

“O sector dos cereais gera uma grande quantidade de subprodutos, que ainda mantêm na sua composição um manancial de nutrientes e compostos bioativos, que bem geridos podem voltar a ter valor acrescentado e contribuir com benefícios económicos e ambientais para os produtores/processadores e benefícios de saúde para o consumidor,” esclarece Manuela Pintado, investigadora e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. “O reaproveitamento destes sub-produtos foi uma mais-valia significativa pois permitiu enriquecer a alimentação humana com ingredientes nutritivos que podem trazer benefícios para a saúde, e que são provenientes de fontes naturais,” acrescenta Ana Maria Gomes, também investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

Ema Dias, responsável de Qualidade e I+D da GERMEN – Moagem de Cereais S.A, acrescenta que “a transformação de cereais em farinhas gera anualmente cerca de 20 mil toneladas de subprodutos de grande valor nutricional e que são encaminhados atualmente para a alimentação animal. Estamos a falar do gérmen e sêmea de trigo que contribuem com dois nutrientes fundamentais para a alimentação humana: a fibra e a proteína. O Co-CerealValue permitiu valorizar esses subprodutos, desenvolvendo produtos ou formulados funcionais com alegações únicas de mercado,” acrescentando “reunimos num só produto a proteína e a fibra, sem adição de açúcares, que podem ser aplicados em cereais de pequeno-almoço, barras energéticas, granola, entre outros”.

Nuno Fernandes, diretor-geral da Silos de Leixões, explica que “o projecto Co-CerealValue foi desenvolvido para potenciar o hub existente, beneficiando já das sinergias e capacidade instalada, e permitiu que fosse desenvolvido um smart sensor em resposta à necessidade de controlar a temperatura dos agro-alimentares em instalações que não disponham de controlo termométrico.” Utilizando as suas competências na área da Indústria 4.0, uma equipa de investigação do INEGI desenvolveu o smart-object capaz de fazer a medição contínua da temperatura de cereais e farinhas armazenados em grandes silos. As medições são transmitidas através de um protocolo sem fios para um servidor central, integrado com um sistema monitorização logística.

“Com este sensor, é possível identificar e prevenir contaminações e outros problemas no interior do volume de cereal armazenado, em zonas até hoje inacessíveis, melhorando a rastreabilidade e reduzindo o desperdício alimentar” explica António Baptista, investigador coordenador do INEGI. Foi ainda desenvolvida uma abordagem inovadora, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade de Cambridge, denominada de SymbioSPOTS, para a avaliação de Simbioses Industriais complexas, incluindo as sinergias logísticas. Esta abordagem alia o mapeamento de excedentes com a avaliação do seu potencial de valorização económica e redução sustentada de impactos ambientais

Impala Instagram


RELACIONADOS