Professora doa rim e salva vida de aluna de 5 anos

Professora salvou a vida de uma das suas alunas, de apenas cinco anos, depois de ter aceitado ser doadora para um transplante de rim.

A pequena Kayleigh Kulage, de apenas cinco anos, estava na lista de espera de doadores desde outubro do ano passado, 2020. E foi quando a professora, Robin Mach, resolveu fazer o teste e descobriu ser compatível. A cirurgia correu bem e a mãe de Kayleigh conta que a criança já está cheia de planos, incluindo férias na praia, se a pandemia permitir.

Kayleigh nasceu com apenas seis meses de gestação e teve uma série de complicações de saúde, incluindo cegueira parcial e problemas renais. Durante quatro anos, foi submetida fazer hemodiálise e, devido a outras complicações e à tenra idade, o médico não recomendava o transplante de rim tão cedo, até em outubro do ano passado a cirurgia passou a ser recomendada.

Nenhum familiar direto era compatível para a doação, os pais de Kayleigh não perderam a esperança. O futuro da criança passou a ser risonho depois de Desiree Kulage, mãe de Kayleigh, ter revelado à professora o estado de saúde da criança.

Professora já teve alta e aluna continua sob observação clínica

“Um dia, Desiree e eu estávamos a conversar e perguntei se o rim poderia ser de um adulto. Disse-se que sim e, de imediato, prontifiquei-me a fazer o teste. Pensei: talvez eu, por ser pequena, seja a esperança da menina”, recorda a professora, que tem apenas 1,5 metros de altura.

Depois de muitos exames, a resposta positiva chegou ao fim de três meses. Em 3 de fevereiro, a docente e a aluna foram submetidas ao transplante de rim, de seis horas, num hospital de St. Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos da América.

Robin teve alta dois dias após a cirurgia e a família de Kayleigh nem sabe como agradecer. Kayleigh ficou em observação, mas já se sente melhor. Para comemorar, os pais estão a planear as primeiras férias na praia, o grande desejo da pequena vencedora.

LEIA AGORA
Prédio ecológico que filtra poluição será inaugurado em Taiwan [fotos]
Prédio ecológico que filtra poluição será inaugurado em Taiwan [fotos]
O prédio ecológico que filtra a poluição tem forma de espiral e receberá 23 mil árvores. As propriedades da construção permitem a absorção de partículas nocivas do ar. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS