Prisão domiciliária para antigo arcebispo condenado por encobrir abusos sexuais

O antigo arcebispo australiano Philip Wilson, condenado em julho a 12 meses de cadeia por encobrir crimes de abuso sexual de menores, vai cumprir a pena em prisão domiciliária.

Prisão domiciliária para antigo arcebispo condenado por encobrir abusos sexuais

O antigo arcebispo australiano Philip Wilson, condenado em julho a 12 meses de cadeia por encobrir crimes de abuso sexual de menores, vai cumprir a pena em prisão domiciliária, foi hoje anunciado.

O magistrado de Newcastle, Robert Stone, decidiu que Philip Wilson deverá cumprir pelo menos seis meses de prisão domiciliária antes de ser considerado elegível para um regime de liberdade condicional.

LEIA MAIS: Papa aceita renúncia do arcebispo de Adelaide condenado por encobrir abusos sexuais

O mesmo juiz já tinha considerado, em maio, que o arcebispo, de 67 anos, era culpado por não ter informado a polícia sobre o abuso repetido de duas crianças, nos anos 70 do século passado, pelo padre James Fletcher, com quem colaborava na diocese de Maitland-Newcastle.

Fletcher foi condenado em 2004 a oito anos de prisão por nove casos de abuso sexual, mas morreu 13 meses depois, na sequência de um enfarte.

Durante o julgamento, a defesa argumentou que o arcebispo, recentemente diagnosticado com a doença de Alzheimer, foi incapaz de comparecer perante o juiz devido ao impacto da doença nas “funções cognitivas”.

Em finais de julho, o papa Francisco aceitou a renúncia de Wilson, o mais alto responsável na hierarquia da Igreja Católica a ser condenado judicialmente pelo envolvimento num caso de pedofilia.

A Igreja católica, com forte presença na Austrália, recebeu mais de 4.500 queixas por alegados abusos cometidos por mais de 1.800 membros da instituição, entre 1980 e 2015, embora alguns casos datem dos anos de 1920.

No início deste ano, vários arcebispos australianos condenaram a fraca resposta da Igreja católica aos casos de pedofilia, classificando-a de “negligência criminosa”.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS