Governo italiano cai. Primeiro-ministro demite-se

65º Governo da República chega assim ao fim. Giuseppe Conte apresenta vai apresenta a renúncia ao Presidente, Sergio Mattarella.

Governo italiano cai. Primeiro-ministro demite-se

Governo italiano cai. Giuseppe Conte, primeiro-ministro italiano, abandona o cargo com duras críticas no Senado a Salvini, vice-primeiro-ministro de extrema direita e ministro do Interior. O PM acusa o líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, de ter «olhado exclusivamente aos interesses pessoais e do seu partido» ao pôr fim à coligação de Governo em Itália. Chegam assim ao fim 14 meses de um Governo populista.

LEIA DEPOIS
Governo vai orientar serviços para reduzirem duração dos contratos a prazo

«A crise em curso compromete definitivamente a atuação deste Governo, que acaba aqui», disse o PM italiano, na sua intervenção no Senado italiano, antes da votação da moção de censura proposta pela ministro do Interior e vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, e o partido que este lidera, a Liga do Norte. «Os eventos exigem-me que termine a experiência deste Governo. Irei encontrar-me com o Presidente da República para entregar o meu pedido de demissão», garante.

65º Governo da República chega ao fim

Após discursar no Senado italiano, Giuseppe Conte deverá falar então com o presidente italiano, Sergio Mattarella. Esta decisão acaba com o 65.º Governo da República italiana e abre caminho a consultas para a formação de um novo Executivo. A decisão era esperada, depois de no dia 8 de agosto, Matteo Salvini ter quebrado a aliança entre o seu partido – Liga – e o Movimento Cinco Estrelas – M5S, anti-sistema -, exigindo eleições no outono. Di Maio atribuiu a culpa da crise política em que se encontra Itália, a Salvini.

 

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 21 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS