Primeiro dicionário de Língua Gestual Portuguesa já está online

Dicionário disponibiliza mais de 5300 palavras em vídeo na Infopédia para surdos e não surdos. O único dicionário de língua gestual portuguesa foi editado em 2010 e disponibilizado agora em formato online.

Primeiro dicionário de Língua Gestual Portuguesa já está online

 

Em 2010 foi lançado em versão papel o primeiro (e único) dicionário de língua gestual portuguesa (LGP). Oito anos depois está disponível em formato online. A partir desta quinta-feira será possível consultar, no site da Infopédia, mais de 5300 palavras e receber a tradução para LGP.

Se pesquisar por uma palavra, aparece um vídeo onde o intérprete de LGP a verbaliza primeiro e depois gestualiza-a. A acompanhar os vídeos estão uma descrição escrita do gesto e uma imagem que mostra a configuração correcta das mãos.

Ana Bela Baltazar, psicóloga, intérprete e professora de LGP é a autora do dicionário. Numa entrevista ao P3, Ana afirma tratar-se de um «projeto muito ambicioso». «Demorei quatro anos a fazê-lo.»

A Porto Editora desafiou a psicóloga a adaptar o dicionário para o formato online. Para a autora, as 5300 palavras são uma boa perspetiva, mas não chegam. Desta forma, Ana Baltazar propôs à editora o aumento do número de palavras. «A língua gestual é uma língua que está em constante desenvolvimento e também sofre alterações.»

LEIA MAIS: Leonor Poeiras responde sem papas na língua «Há pouco tempo respondi a um senhor. Ele disse que eu era uma tapa buracos»

O objetivo desta nova versão do dicionário é enriquecer o vocabulário e o conhecimento da língua portuguesa. Os membros da comunidade surda têm algumas dificuldades em interpretar a língua na versão escrita. «Existem palavras na LGP que não existem na língua portuguesa e vice-versa», afirma a autora. Tratam-se de línguas com regras gramaticais diferentes que não podem ser ultrapassadas ao pegar num dicionário somente de língua portuguesa.

«A língua gestual exige outros parâmetros que não só o gesto em si, a palavra», revela. A configuração da mão, movimento, expressão não-manual, localização e orientação. Estes são os cinco critérios base da língua gestual portuguesa. Ana Baltazar alerta para o facto de estas serem competências desenvolvidas e que não podem ser substituídas por computadores.

Número de surdos em Portugal pouco claro

Os dados não são muito rigorosos no que respeita ao número de pessoas surdas em Portugal. De acordo com o Inquérito Nacional de Incapacidades, Deficiências e Desvantagens – publicado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em 1996 – existiam nessa altura cerca 115 066 pessoas com deficiência auditiva e 19 172 com surdez.

Os Censos de 2001 registaram 84 172 deficientes auditivos. Dez anos depois eram ainda menos claros na área da deficiência e nomeadamente sobre as pessoas surdas, uma vez que distinguem apenas a população com dificuldades na realização de algumas atividades diárias como «ouvir» e que pode ser causado por motivos de saúde ou de idade.

A Língua Gestual Portuguesa está incluída na Constituição da República como uma das línguas oficiais portuguesas desde 1997. Esta é uma iniciativa que é divulgada dias antes da celebração do dia da LGP – comemorado a 15 de novembro.

LEIA MAIS: Interrogatório a Bruno de Carvalho terminou

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS