Polémica: Presidente da CM Aveiro apela à «esfrega nas caloiras» [vídeo]

O autarca de Aveiro mostrou estar completamente dentro do espírito jovem e académico. As redes sociais e a oposição não reagiram bem às declarações públicas em vídeo que surgiram na apropriação de uma famosa música.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, foi filmado a proferir declarações polémicas. Durante uma ocasião académica, num evento organizado pela Universidade de Aveiro (UA), o autarca diz num vídeo curto para uma página da rede social Instagram: «vamos dar uma esfrega à Academia, nas caloiras, para dar um grande estímulo, para a universidade crescer».

LEIA MAIS: Trabalhadores do McDonald’s fizeram greve nos EUA contra o assédio sexual

Esta afirmação veio na sequência de uma impressão que foi recolhida ao Presidente da Câmara sobre evento ‘Integra-te 2018’ que tinha Deejay Telio como um dos cabeças de cartaz. O artista era um dos cabeças de cartaz da iniciativa académica, na cidade de Aveiro.

O vídeo foi partilhado nas redes sociais e a maioria dos comentários mostravam um estado surpreso. Vários utilizadores apresentaram-se incrédulos com a frase de José Ribau Esteves. A oposição política ao autarca de Aveiro, o Bloco de Esquerda, reagiu logo no Facebook com um comunicado oficial.

«ESFREGA NAS CALOIRAS”: BLOCO CONDENA DECLARAÇÕES DE RIBAU ESTEVES

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro apelou à participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras. As declarações foram publicadas há dias em vídeo pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA). Há algumas semanas, Ribau Esteves já tinha afirmado na receção aos novos alunos que “o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras”.

O Bloco de Esquerda condena as declarações de Ribau Esteves e entende que é necessário um pedido público de desculpas por parte do autarca. O Presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica.

O espaço público e social, assim como toda a vivência, devem ser espaços seguros para mulheres e homens. É essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça. As declarações de Ribau Esteves são indefensáveis e colocam estes valores essenciais em causa. As declarações são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco.»

Veja o vídeo das declarações do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, no vídeo abaixo:

LEIA MAIS: Do porno à política: Alexandre Frota eleito deputado no Brasil

Foto: Reprodução Facebook / Vídeo: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS