Vídeo de portuguesa desesperada com Brexit torna-se viral

Mulher portuguesa em desespero interrompeu um direto da Sky News para pedir ajuda.

Vídeo de portuguesa desesperada com Brexit torna-se viral

Uma mulher portuguesa em pânico interrompeu uma entrevista de rua, da Sky News, em Londres, para lamentar o processo do Brexit. O momento rapidamente se tornou viral.

LEIA DEPOIS
Ângelo Rodrigues vai ser operado pela quarta vez

«Trabalhei aqui durante vinte anos e não tenho voz»

A mulher explica em direto que vive há vários anos no país e que o seu processo de autorização de residência sofreu um revés. «Sou portuguesa e trabalhei aqui durante vinte anos e não tenho voz. O processo de pedido de residência não está a funcionar. Protesto, porque eu preciso de uma voz. Dei a minha juventude a este país», explica a portuguesa, visivelmente emocionada com a situação. A partir de 31 de outubro, data limite para a saída do Reino Unido da União Europeia, a mulher desconhecer qual será a sua situação.

«Disseram-me que o meu número de Segurança Social não bate certo e que o processo tem de voltar ao início, mas o 31 de outubro está a chegar. O que vou fazer? Quais são os meus direitos? Estou no escuro», diz em desespero ao jornalista, salientando que várias pessoas que conhece deixaram a cidade, devido às decisões «deste parlamento não-eleito».

O settled status – estatuto de residente permanente – é atribuído a quem vive cinco anos consecutivos a viver no Reino Unido. Já quem reside no país há menos de cinco anos, têm direto ao título pre-settled status – estatuto de residente provisório – até que o tempo necessário seja completado. Contrariamente ao direito de residência permanente no âmbito da livre circulação dos cidadãos da União Europeia (UE), este não é um direito automático, mas tem de ser solicitado e concedido pelas autoridades britânicas.

Veja o vídeo

 

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 30 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS