Português com Parkinson sagra-se vice campeão mundial de ténis de mesa

Damásio Caeiro criou a sua própria raquete.

Português com Parkinson sagra-se vice campeão mundial de ténis de mesa

Damásio Caeiro tentou mais de 50 vezes construir a raquete ideal para jogar ténis de mesa e, quando conseguiu, sagrou-se vice-campeão mundial de ténis de mesa, de doentes com Parkinson.

LEIA DEPOIS
Modelo acusada de tortura por tatuar gato de estimação

«Tinha muita dificuldade em pegar na raquete e decidi trabalhar na construção de uma própria. Fiz mais de 50 tentativas, mas finalmente consegui que mão e raqueta se fundissem», contou Damásio Caeiro à agência Lusa, admitindo a possibilidade de registar a patente.

Com a raqueta adaptada – feita em madeira de mogno, que, em vez de um cabo convencional, tem uma placa com orifícios para os dedos -, sagrou-se  vice-campeão mundial, nos Estados Unidos, no sábado, 12 de outubro.

Damásio jogava ténis de mesa regularmente «há mais de 30 anos» e continuou a jogar quando há seis anos lhe foi diagnosticada a doença de Parkinson, uma doença degenerativa e progressiva de áreas específicas do sistema nervoso central. «Não consigo jogar como antigamente, porque a doença limita os movimentos, provoca rigidez muscular, diminui os reflexos e provoca falta de equilíbrio», afirma, reforçando que o facto de jogar «ajuda a atrasar a evolução da doença».

Desempregado desde que foi diagnosticado com Parkinson

Joga ténis de mesa em duas associações e participa em provas do circuito nacional de ténis de mesa adaptado. Está desempregado desde que a doença o impediu de conduzir e exercer a profissão de anos. Para participar na competição da ITTF, que decorreu em Nova Iorque, fez angariações de fundos no Facebook e recorreu à ajuda de amigos.

«Precisei de cerca de 1500 euros e a federação portuguesa limitou-se a ceder-me alguns equipamentos», afirmou, demonstrando a esperança de voltar a participar na competição, que «no próximo deve disputar-se na Croácia».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 17 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS