Portugal entre os países do mundo onde é mais perigoso trabalhar

Portugal é o 11.º país do mundo onde é mais perigoso trabalhar, principalmente na indústria têxtil, logo a seguir ao Paquistão.

Portugal entre os países do mundo onde é mais perigoso trabalhar

Em muitas regiões do mundo, a segurança no local de trabalho aumentou drasticamente nas últimas décadas, garantindo ambientes de trabalho saudáveis ​​para muitos funcionários. O colapso do Rana Plaza, prédio de nove andares em Bangladesh que abriga várias lojas de vestuário ligadas em grande parte à indústria do pronto-a-vestir, há dez anos, mostra que ainda há muito espaço para quando estamos a trabalhar.

Para ler depois
PS responde a críticas da CGTP com agenda do trabalho digno

Um estudo citado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sugere que num ano 2,8 milhões de pessoas morreram e outras 374 milhões sofreram lesões não fatais no trabalho. Segundo a OIT, a Costa Rica tem atualmente o maior número de acidentes de trabalho, com 9.421 acidentes não fatais e 9,7 fatais por 100 mil trabalhadores.

Durante décadas, a economia do país dependeu fortemente da agricultura e do turismo. Desde o início do milénio, a manufatura e a indústria ultrapassaram o setor agrícola, com empresas como Intel ou Procter & Gamble a investirem fortemente no país. De acordo com relatos da Imprensa, a instalação de microprocessadores da Intel foi responsável por 5% do PIB total e 20% de todas as exportações da Costa Rica em 2006.

Portugal entre os piores países do mundo para trabalhar

Evidências anedóticas de outros países sugerem que o foco mencionado acima na indústria e manufatura também pode ser responsável pelo alto número de lesões ocupacionais fatais. Enquanto a Costa Rica não fornece dados ‘finos’ sobre lesões fatais por atividade económica, México e Turquia, que ocupam o nono e o décimo lugares em termos de lesões não fatais, bem como o segundo e o terceiro em termos de lesões ocupacionais fatais, fornecem.

No México, por exemplo, de 806 mortes relacionadas ao trabalho, 118 pessoas morreram na manufatura, 76 na construção e 86 nos setores de transporte e armazenamento. A Turquia registou 386 mortes na construção, 297 mortes na manufatura e 258 mortes no transporte e armazenamento de um total de 1.394. Nações conhecidas por pelas suas indústrias têxteis, como Paquistão e Portugal, também estão no topo da lista dos países com mais acidentes de trabalho por 100 mil trabalhadores.

Para ler também
Nuno Pardal sem trabalho em televisão e aflito com falta de dinheiro

Embora os auditores independentes verifiquem e aprovem regularmente as práticas de trabalho e as suas condições de segurança nas indústrias da moda dos países mencionados, a realidade costuma ser mais sombria do que sugerem as avaliações oficiais. Um relatório da ONG Human Rights Watch sobre os trabalhadores da indústria têxtil do Paquistão de 2019, por exemplo, aponta empresas que não pagam o salário mínimo aos trabalhadores, ausência de contratos, demissões de mulheres grávidas e deduções salariais por baixa médica.

Infographic: The Most Dangerous Countries To Work In | Statista

Statista

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS