Portugal entre os países da OCDE com menos habitação social

Portugal é dos países europeus da OCDE com menos habitação social. Na Holanda, praticamente 1 em cada três casas são de arrendamento acessível.

Portugal entre os países da OCDE com menos habitação social

Entende-se por habitação social qualquer tipo de arrendamento de propriedades do Estado ou particular administrado pelo Estado, por organizações sem fins lucrativos – como as cooperativas – ou por uma combinação dos dois casos. Destina-se a fornecer habitação com arrendamento acessível e pode ser considerada como potencial solução para a desigualdade habitacional.

Para ler depois
Professora obrigada a pedir desculpa a alunas a quem disse “boa tarde, meninas”
Alunas de 11 anos revoltadas com professora que disse “boa tarde, meninas”. Polémica aconteceu numa escola privada só para raparigas (… continue a ler aqui)

Portugal e países de Leste com menos habitação social do que resto da Europa

No mapa abaixo temos uma visão sobre a percentagem deste tipo de solução em cada país europeu. À primeira vista, parece que não haver um padrão geográfico claro. No entanto, há uma ligação clara entre habitação social e casa-própria – a maioria dos países com baixa níveis de arrendamento controlado, ou acessível, tem altas taxas de casa-própria, especialmente no leste europeu e… em Portugal (75% das famílias possuem casa-própria e apenas 3,3% do parque habitacional são de habitação social).

habitação social
A Holanda tem de longe a maior percentagem de habitação social, que atinge praticamente das famílias do país

A quantidade de habitação social varia muito por país em toda a Europa. e a Holanda tem, de longe, a maior parcela de habitação social, com 32%. Outros países com elevada percentagem são a Áustria, a República Checa, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Suécia e o Reino Unido.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS