Cristiano Ronaldo fora da lista dos mais ricos de Portugal

A maioria dos milionários portugueses são do sexo masculino – 36 homens e 14 mulheres – e acumularam riqueza através de heranças familiares.

Cristiano Ronaldo fora da lista dos mais ricos de Portugal

A revista Forbes divulga, na edição de julho, a lista dos 50 milionários portugueses donos de uma fortuna de 24 mil milhões de euros. Na lista dos 10 mais ricos, Cristiano Ronaldo fica de fora com uma fortuna líquida de 439 milhões de euros.

Fernanda Amorim é a mulher mais rica de Portugal. A viúva do empresário Américo Amorim, fundador da Corticeira Amorim, continua a liderar a lista dos portugueses mais ricos com uma fortuna acumulada de 4,173 mil milhões de euros. A revista Forbes considerou apenas os 10 mais ricos de Portugal, pelo que Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista com uma fortuna avaliada em 439 milhões de euros.

Em segundo, surge Alexandre Soares dos Santos, que viu a sua fortuna crescer para 3,554 mil milhões de euros. Vítor da Silva Ribeiro e família, os donos da Alves Ribeiro, ocupam a terceira posição, apesar da queda da fortuna para 1,192 mil milhões de euros.

Uma das novidades da lista dos portugueses mais ricos resulta do facto de o fundador da Farfetch, José Neves, ter subido para a quarta posição com uma fortuna avaliada em 1010 milhões de euros. O comunicado apenas refere que, na edição de 2018, José Neves figurava no Top 10, sendo um dos 18 milionários que construíram fortuna a partir do zero.

Outra entrada é a do empresário e dono da Douro Azul, Mário Ferreira, que vendeu 40% da Mystic Invest Holding, o que lhe permitiu figurar no Top 20 do ranking com uma fortuna de 354 milhões de euros.

A maioria dos milionários portugueses são do sexo masculino – 36 homens e 14 mulheres – e acumularam riqueza através de heranças familiares. Apenas 18 criaram fortuna a partir do nada.

Quem é Fernanda Amorim, a portuguesa mais rica do mundo?

Filha de um médico, Maria Fernanda Ramos Oliveira Amorim nasceu em 1935 em Grijó, perto de Vila Nova de Gaia. Em 1969, casou com Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, sob o regime de separação de bens.

Antes de casar, Américo Amorim tinha apenas o nome dos irmãos no seu testamento, o que acabou por mudar depois do matrimónio com Fernanda. Num dos seus sete testamentos, que foi alterando com o passar dos anos, determinava que a mulher só poderia ocupar-se da gestão dos negócios familiares em regime part-time.

A família Amorim controla a Galp através da Amorim Energia, sediada nos Países Baixos. Esta sociedade é detida pela Power Oil & Gas Investments (35%) e pela Amorim Investimentos Energéticos (20%), sociedades de Américo Amorim. Desde a morte de Américo Amorim, em 2017, que a mulher e as suas três filhas herdaram a sua fortuna. A petrolífera conta como chairman Paula Amorim, filha mais velha do casal.

Para além dos negócios familiares, Fernanda Amorim fundou dois museus: um dedicado ao vinho do Porto e outro às artes e ofícios. Escreveu um livro sobre o passado da sua família no Reino Unido, intitulado de «História do meu avô António Alves de Oliveira Júnior». Dedica parte do seu tempo ao trabalho de colecionadora.

Confira a lista:

1. Maria Fernanda Amorim fortuna acumulada vale 4173 milhões de euros;
2. Alexandre Soares dos Santos com uma riqueza acumulada de 3554 milhões de euros;
3. Vítor da Silva Ribeiro e a família, dona de ativos como Alves Ribeiro Construção, Banco Invest e Mundicenter, ocupam a terceira posição com uma fortuna avaliada em 1.192 milhões de euros;
4. José Neves Entrada em bolsa da Farfetch permite que fundador da plataforma de moda de luxo possua fortuna avaliada em 1010 milhões de euros;
5. Dionísio Pestana com 681 milhões de euros;
6. Maria Isabel Martins dos Santos, dona da cadeia Pingo Doce, tem fortuna avaliada em 574 milhões de euros;
7. Fernando Figueiredo dos Santos tem património avaliado em 529 milhões de euros;
8. Luís Amaral, dono da retalhista com sede na Polónia Eurocash, surge na oitava posição com uma riqueza acumulada de 527 milhões de euros;
9. Luís Vicente, dono do grupo Luís Vicente, do setor das frutas e legumes, e da Refriango, tem uma fortuna avaliada em 525 milhões de euros;
10. Luís Portela e a família, dona do grupo farmacêutico Bial, com uma fortuna de 502 milhões de euros.

 

LEIA MAIS
Julgamento de Diana Fialho: Casa de Amélia tinha sangue até no teto
Diogo Amaral assume vício com drogas

Impala Instagram


RELACIONADOS