Portugal tem 37 dos tanques Leopard 2 que vão seguir para a Ucrânia

Definitivamente essenciais para a atual fase da defesa da Ucrânia fruto da invasão russa, os tanques de guerra Leopard 2 fabricados pela Alemanha abundam, mas Portugal tem apenas 37 destas peças de artilharia.

Portugal tem 37 dos tanques Leopard 2 que vão seguir para a Ucrânia

Em janeiro de 2023, quase um ano depois de a Rússia ter lançado a invasão em grande escala na Ucrânia, a pressão está a aumentar para que os países europeus e da NATO forneçam equipamento militar adicional, particularmente os principais tanques de guerra, como os Leopard 2. O tanque de fabricação alemã é amplamente utilizado em toda a Europa e na aliança da NATO e deverá agora ser fornecido em números significativos para o exército ucraniano.

Para ler depois
NATO: História, factos e números da Organização do Tratado do Atlântico Norte
Como nasceu e se desenvolveu a Organização do Tratado do Atlântico Norte – NATO – um dos pilares da estratégia de defesa do Ocidente durante a Guerra Fria (… continue a ler aqui)

Alemanha autoriza finalmente envio de Leopard 2 para a Ucrânia

A permissão de enviar estas avançadas peças de artilharia pesada dependia da aprovação do governo alemão, que depois de muito reticente não só autorizou os países que os possuem como ela própria vai enviá-las para o terreno ucraniano. Após grande pressão, Zelensky vai mesmo receber os importantes Leopard, e até já agradeceu mais esta ajuda. No gráfico baixo, saiba que países têm estes tanques de guerra, e quantos.

Statistic: Number of Leopard 2 main battle tanks in the inventories of European and NATO countries in 2021, by country | Statista
Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS