Por que é que temos duas narinas?

Temos dois olhos para nos situar no espaço e dois ouvidos para localizarmos de onde vem o som. Mas por que razão temos duas narinas?

Temos dois olhos e isso permite-nos ter a sensação espacial. Só assim nos é possível, por exemplo, perceber a profundidade ou a distância. Termos dois ouvidos também funciona como localizador, neste caso do som. Quando um veículo se aproxima, por exemplo, sabemos de imediato de lado vem. Mas por que temos duas narinas? Temos alguma vantagem temos nisso?

LEIA DEPOIS
Unhas de gel podem provocar cancro de pele

Todos os mamíferos têm duas narinas, exceto as baleias

Todos os mamíferos têm duas narinas. Exceto a baleia ou o golfinho, que têm somente uma e chamam-lhe respirador… A importância destes órgãos é fundamental para a sobrevivência de alguns animais. Por exemplo, para as toupeiras. Nos humanos, trata-se tão somente de uma herança dos tempos pré-históricos. Ainda assim, se mantivermos uma narina fechada enquanto respiramos pela outra – e se depois fizermos o oposto –, percebemos de imediato a diferença: uma fornece muito mais ar do que a outra. Dito isto, poderíamos dispensar uma das nossas narinas?

LEIA MAIS
Esta moeda de 1 cêntimo vale 6 mil euros e pode estar na sua carteira!

Impala Instagram


RELACIONADOS