População mundial vive cada vez menos em regimes de Democracia

Cada menos pessoas vivem em regimes de Democracia, com queda acentuada nos últimos anos. Cresceram os regimes autocráticos e parcialmente democráticos.

População mundial vive cada vez menos em regimes de Democracia

A comparação com anos anteriores faz-se em cima de 6 de janeiro, quando milhares de apoiantes do ex-presidente de extrema-direita do Brasil Jair Bolsonaro forçaram a entrada no congresso, no palácio presidencial e na suprema corte do país. Foram necessárias cerca de três horas para as forças de segurança recuperarem o controlo da situação, com pelo menos 300 prisões feitas logo naquele dia. A principal motivação por trás do motim está ligada à recusa dos bolsonaristas em aceitar os resultados das eleições de outubro, que levaram ao regresso de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder.

Para ler depois
Só Portugal e países de Leste têm menos de 3 médicos por mil habitantes
Áustria e Noruega têm o maior número de médicos per capita da Europa. Portugal e a larga maioria dos países de Leste têm o menor número de clínicos por mil habitantes (… continue a ler aqui)

Embora a Democracia tenha resistido nos Estados Unidos da América após o motim do Capitólio e – até agora – também no Brasil, uma análise compilada por Our World in Data destaca o quão frágil o regime democrático pode ser. A parcela do mundo a viver em democracia eleitoral ou liberal atingiu o ponto mais alto em 2000, quando o número estava em 54 por cento. Mas, como ilustra o infográfico no final do artigo, a Democracia sofreu drástico mergulho em 2019, caindo de 50% para apenas 32. Embora a fragilidade democrática também seja evidente noutros, este é o exemplo mais dramático no período avaliado.

A principal causa desta queda foi a Índia, em face da Freedom House para uma ‘democracia parcialmente livre’ e para uma ‘autocracia eleitoral’ – pelo Instituto V-Dem da Universidade de Gotemburgo – desde a vitória de Modi nas eleições de 2019 naquele país. A última queda foi justificada pelo suposto “aumento da pressão sobre organizações de direitos humanos, aumento da intimidação sobre académicos e jornalistas e uma onda de ataques fanáticos, incluindo linchamentos, direcionados a muçulmanos”, que culminaram numa “deterioração dos direitos políticos e das liberdades civis”.

A ascensão da Democracia foi uma das maiores conquistas humanas coletivas do século passado. Permitiu que grandes parcelas da população mundial vivessem em relativa liberdade e tivessem a capacidade de alterar a política e a sociedade nos seus países. Terá esta conquista atingido o pico?

Infographic: Fragile Democracy | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS