Polícia regista recorde de abuso de menores por idosos

A Polícia moçambicana registou um valor recorde de abuso sexual de crianças, incluindo bebés, por idosos no centro do país, ao contabilizar 45 casos desde o início do ano.

Polícia regista recorde de abuso de menores por idosos

A Polícia moçambicana registou um valor recorde de abuso sexual de crianças, incluindo bebés, por idosos no centro do país, ao contabilizar 45 casos desde o início do ano, disse hoje à Lusa fonte da corporação.

As estatísticas da província de Manica indicam que o número de crianças violadas, geralmente por parentes e vizinhos anciãos, motivados por “fins obscuros”, quase duplicou de janeiro a outubro de 2020, quando comparado com o período homólogo de 2019, disse Mateus Mindu, porta-voz da polícia.

No caso, são considerados “idosos” os homens com mais de 60 anos.

“Embora estejamos com frequência a desencorajar este tipo de práticas, parece que os homens (idosos) não acatam a mensagem”, queixou-se aquele responsável, garantindo que a corporação vai continuar “implacável” e a combater de forma cerrada o crime de violação sexual de menores.

O caso mais recente deu-se no último fim-de-semana, quando um ancião de 60 anos foi indiciado por violação sexual de uma bebé de 18 meses num subúrbio da cidade de Chimoio, no centro de Moçambique.

O idoso, que foi detido pela polícia, aproveitou-se da boa relação de vizinhança com os pais da vítima para, na ausência destes e sem chamar a atenção dos restantes vizinhos do condomínio, levar a bebé para um quarto.

“Já foram realizados exames médicos à bebé e aguardamos pelo laudo da perícia para procedimentos subsequentes”, disse Mateus Mindu, adiantando que foi aberto um processo-crime contra o idoso.

“Apelamos a todos os pais para que evitem deixar menores sob custódia de pessoas de conduta duvidosa e apelamos igualmente a todos os homens para respeitarem os direitos das crianças”, acrescentou.

Em declarações à Lusa, a mãe da menor disse que ficou desconfiada quando a criança se contorcia com dores ao tentar caminhar, depois de o ancião ter entregado a bebé, a chorar, à irmã, também menor.

“À hora de jantar tentei colocar a criança sentada nos meus pés, mas gemia de dores. Estranhei e levei-a para o quarto para ver o que estava a acontecer e descobri muito sémen nos órgãos genitais dela. Percebi que a criança tinha sido violada. Depois levámo-la para o hospital, onde ficou confirmado”, contou.

Ainda segundo os dados da Polícia, o distrito de Chimoio lidera a lista dos 11 distritos de Manica com o maior número de casos de violação sexual de menores, com 15 casos, e na cauda estão os distritos de Guro e Macossa, sem nenhum caso.

LEIA MAIS

Meteorologia: Previsão do tempo para segunda-feira, 26 de outubro

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS