Polícia interceta homem que circulava em trotineta que atinge 99 km/hora

As autoridades de Vigo, em Espanha, apanharam um homem que circulava numa trotineta capaz de alcançar uma velocidade quatro vezes superior àquela que é permitida por lei.

Polícia interceta homem que circulava em trotineta que atinge 99 km/hora

No último fim de semana, as autoridades de Vigo, em Espanha, apanharam um homem que circulava numa trotineta capaz de alcançar uma velocidade quatro vezes superior àquela que é permitida por lei. O infrator terá motor modificado, segundo apurou o jornal Faro de Vigo com 3200 watts de potência e capaz de atingir os 99 km/h hora de velocidade máxima, quatro vezes o limite permitido em Espanha, que é de 25 km/h. Foi multado em 500 euros.

LEIA DEPOIS
Pai emagrece para poder doar parte do fígado e salvar a vida do filho

Algumas normas em Portugal

Por se tratar de um meio de transporte com vantagens ambientais, as trotinetas conquistam cada vez mais adeptos, mas tornam-se uma dor de cabeça para muitos transeuntes. À falta de ciclovias, podem andar nas estradas, pela direita, sendo que o utilizador deve ter mais de 18 anos, seguir o código da estrada e não exceder os 20km/hora. Já a circulação nos passeios é proibida. A EMEL recomenda o uso de acessórios de segurança (capacete, por exemplo) para proteção individual durante a utilização de bicicletas e trotinetes, cabendo aos utilizadores optar pelo mesmo. No entanto, são muitos os que fazem ouvidos moucos.

Em 2019, a A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu que houvesse mais regulamentação e fiscalização à atividade de aluguer de trotinetas em Lisboa, depois de ter detetado falhas que, em alguns casos, desresponsabilizam operadores em detrimento dos utilizadores. A DECO defendeu que “há mais a fazer” e que “é fundamental criar regulamentação local, como o Porto já propôs, com regras de partilha do espaço público” na capital.

Também o ano passado, segundo o e-konomista, a PSP fiscalizou um total de 1472 bicicletas e trotinetes durante a operação Minímo Risco. Dos velocípedes inspecionados, 621 eram bicicletas com motor, 647 eram bicicletas sem motor, 143 eram trotinetes com motor e 61 eram trotinetes sem motor. Desta operação, foram levantados 528 atos de contraordenação e registadas 618 infrações. Mais. levou à detenção de 12 pessoas.

E desde julho que o mau estacionamento das trotinetas e ‘segways’ na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, dá multas que vão dos 60 aos 300 euros.

LEIA MAIS
Detidos no aeroporto de Lisboa dois estrangeiros que traficavam cocaína
Coronavírus | Portugueses serão avaliados à chegada para determinar eventuais medidas

Impala Instagram


RELACIONADOS