Polícia condenado a oito anos de prisão por tráfico de droga

Bernardino Mota, agente da PSP da esquadra de Gondomar, fez 29 viagens ao Sul de Espanha para adquirir haxixe. Negócio rendeu quase meio milhão de euros.

Polícia condenado a oito anos de prisão por tráfico de droga

Bernardino Mota, agente da PSP da esquadra de Gondomar, foi condenado a oito anos de prisão por tráfico de droga. Em causa está o transporte de elevadas quantidades de haxixe em, pelo menos, 24 das 29 viagens que fez de carro ao Sul de Espanha.

O esquema teve lugar entre maio de 2018 e julho de 2019, altura em que foi detido na posse de 120 quilos de droga. Esta terça-feira, 5 de janeiro, foi condenado no Tribunal de S. João Novo, no Porto, a oito anos de cadeia por tráfico de droga. Para além da pena, o homem tem ainda de entregar ao Estado quase 69 mil euros, referentes ao património incongruente que apresentava.

“Quem tem profissões públicas como eu ou o senhor, ainda para mais ligadas à área criminal, não pode praticar este género de crimes, está a perceber?”, questionou o juiz Nuno Matos, na leitura do acórdão. ‘Dino Bófia’, como é conhecido, de 45 anos, está em prisão preventiva. Ouviu a decisão do coletivo por videoconferência a a partir da cadeia de Évora.

Tal como escreve o Correio da Manhã, no processo foram ainda condenados a penas efetivas mais três arguidos, que estão presos. Um foi sentenciado a cinco anos e oito meses de cadeia e os outros dois apanharam seis anos.

“As escutas são arrasadoras. A partir do momento em que foi colocado um sistema de captação de som no carro dos arguidos, passou a haver muita prova. Nas viagens falavam abertamente dos quilos, da repartição de quantidades, de ganzas. Isto sem falar das vigilâncias feitas aos arguidos”, frisou o magistrado.

Com o dinheiro do crime, o grupo lucrou quase meio milhão de euros. O agente levava uma verdadeira vida de luxo. Tinha carros topo de gama e fazia viagens a locais paradisíacos por todo o Mundo. Muitos dos seus bens foram perdidos a favor do Estado.

LEIA MAIS
Autópsia a funcionária do IPO conclui que morte não se deve à vacina

Impala Instagram


RELACIONADOS