Poço dos desejos com 3 mil anos encontrado na Alemanha

No fundo do Poço dos Desejos foram encontrados objetos como alfinetes de roupa, uma pulseira, espirais de metal, contas de âmbar e vasos de cerâmica.

Poço dos desejos com 3 mil anos encontrado na Alemanha

Arqueólogos do Centro Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera (BlfD), na Alemanha, descobriram um poço dos desejos com aproximadamente 3 mil anos. Além da estrutura, encontraram objetos que, por certo, foram atirados para o local. O poço tem estrutura de madeira e, anunciaram os arqueólogos responsáveis pela descoberta, este poço dos desejos data muito provavelmente da Idade do Bronze.

Para ler depois
A explicação científica do fungo zombie da série The Last of Us
Em The Last of Us, tal como no jogo, o fungo zombie domina o cérebro. De início, leva lentamente o hospedeiro a perder a racionalidade, depois os sentidos e, na fase final, deixa de ser um humano (… continue a ler aqui)

“É extremamente raro um poço sobreviver mais de 3 mil anos neste estado de conservação tão bom. As paredes de madeira foram completamente preservadas no fundo mantêm-se parcialmente húmidas”, disse Jochen Haberstroh, arqueólogo responsável do BlfD. “Ainda hoje as fontes têm algo de mágico para muitas pessoas. Atiram-lhes moedas na esperança de que os seus desejos sejam concretizados”, disse Mathias Pfeil.

Para o cientista, havia uma espécie de troca. Oferecia-se algo valioso e em troca as pessoas esperavam, por exemplo, um dádiva divina. “Não podemos determinar exatamente os motivos que os nossos ancestrais tinham há 3 mil anos para oferecer joias e outros objetos  valiosos. Mas pode presumir-se que eram sacrifícios para uma boa colheita.” Na Idade do Bronze, não existia ainda, porém, o costume de atirar moedas para os poços do desejos.

No fundo deste poço foram encontrados 26 alfinetes de bronze usados em roupas, uma pulseira, duas espirais de metal, um dente de animal ornamentado, contas de âmbar e mais de 70 vasos de cerâmica. Os arqueólogos enfatizam que estes objetos tornam o poço fundamentalmente diferente de outros, no local da escavação.

Objetos encontrados no poço dos desejos em “estado de conservação muito bom”

Objetos deixados no poço dos desejos "encontravam-se num estado de conservação muito bom". O que sugere que "foram cuidadosamente mergulhados na água, em vez de atirados"
Objetos deixados no poço encontrados “num estado de conservação muito bom”. Terão sido “cuidadosamente mergulhados na água, em vez de atirados”

Para Mathias Pfeil, da BlfD, a descoberta representa muito mais do que mais um simples achado histórico. Esses poços traduzem um peso cultural, lúdico e, de certa forma, mágico. Este achado tão antigo e com tamanha importância “é extraordinário”. Os objetos encontrados no poço podem ter sido atirados há 3 milénios e foram conservados até hoje porque, acredita Mathias, as pessoas podem ter depositado joias e cerâmicas como oferendas na nascente de água.

Outra conclusão preliminar retirada pela equipa arqueológica é que os objetos deixados no poço dos desejos “encontravam-se num estado de conservação muito bom”. O que sugere que “foram cuidadosamente mergulhados na água, em vez de atirados”. De acordo com a BlfD, a Alta Baviera foi uma área de assentamento desde o início dos tempos. Muitos achados da pré-história e do início da história foram encontrados naquele local e guardam todos detalhes incríveis.

Como desde 2021 os arqueólogos encontraram muitos objetos da Idade do Bronze, foi especialmente criado um espaço para guardar e restaurar estes achados. As peças são consideradas extremamente raras e valiosas e muitas foram encontradas em sepulturas da época, entre 1800 a 1200 antes de Cristo. Os planos do BlfD são agora restaurar todo o poço e abrir o local a visitas públicas.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS