Piloto britânico declara-se culpado pela morte de Emiliano Sala

David Henderson, o piloto que delegou o voo a um amigo, deu-se como culpado na tragédia que vitimou Emiliano Sala.

Piloto britânico declara-se culpado pela morte de Emiliano Sala

Três anos depois, David Henderson deu-se como culpado na tragédia que vitimou Emiliano Sala. O piloto britânico, que em outubro do ano passado tinha sido libertado sob fiança e afirmado estar inocente, estava acusado de ter colocado em risco a vida do jogador devido à forma descuidada como agiu perante as más condições de voo.

Henderson, de 66 anos, declarou-se culpado depois de ter pedido para ser novamente ouvido na véspera do início do julgamento, que vai decorrer no Cardiff Crown Court, no País de Gales. O experiente piloto de York foi o funcionário originalmente contratado pelo Nantes para pilotar Emiliano Sala de França para o Reino Unido depois de concluída a transferência do avançado para o Cardiff. Depois de a escolha do avião ser desde logo atípica — normalmente os jogadores viajam de jato privado e não em avionetas –, David Henderson acabou por delegar a função para um amigo.

«O avião está a cair aos pedaços», disse Sala

“Queres um fim de semana em Nantes?”, terá Henderson perguntado a David Ibbotson, o inglês que acabou por se despenhar com Sala no Canal da Mancha e a quem o piloto original pagou estadia na cidade francesa. Ora, Ibbotson, cujo corpo nunca foi encontrado, não estava qualificado para realizar um voo daquele calibre, já que havia deixado expirar a licença de voos comerciais dois meses antes.

Emiliano Sala enviou uma mensagem de áudio num grupo de WhatsApp com amigos, horas antes do avião desaparecer dos radares. O futebolista, que seguia a caminho de Cardiff, no País de Gales, revelou estar com medo. “Parece que o avião está a cair aos pedaços”. O argentino acrescentou ainda: “Se não souberem novidades minhas em hora e meia, podem mandar alguém procurar-me”.

Impala Instagram


RELACIONADOS