Piloto que encontrou Paulo Gonçalves está «desidratado de tanto chorar»

O atual campeão do Dakar em motos foi o primeiro a chegar junto de Paulo Gonçalves. O piloto australiano publicou um texto nas redes sociais, onde diz que não quer saber de resultados. «Somos humanos e isto não é apenas uma corrida.»

Piloto que encontrou Paulo Gonçalves está «desidratado de tanto chorar»

Toby Price, atual campeão do Dakar em motos, foi o primeiro a encontrar Paulo Gonçalves caído na areia do deserto. O piloto australiano publicou esta segunda-feira, 13 de janeiro, um texto onde conta o momento em que a equipa médica chega e leva de helicóptero o corpo do português. Price diz que não quer saber de resultados: «Somos humanos e isto não é apenas uma corrida».

LEIA DEPOIS

Diretor da corrida fala na tenacidade de Paulo Gonçalves que ainda há dias mudou o motor

«Todos demos o nosso máximo, mas já não havia nada a fazer», lembra o piloto australiano

«A etapa de ontem começou bem, a bom ritmo, estava a sentir-me bem na moto. O Paulo saiu para a etapa uns cinco minutos antes de mim e o pior aconteceu. Cheguei a uma pequena duna e vi um piloto caído, era o Paulo», conta Toby Price. O piloto australiano sabia que o caso era «sério» e apressou-se a chamar ajuda.

«O primeiro helicóptero chegou, o Luc Alphand estava também a tentar ajudar e quando o helicóptero médico aterrou, eles já estavam a tentar reanimá-lo. Os médicos colocaram-se ao nosso lado e fizeram o que puderam. Ajudámos a descarregar o equipamento médico, a guiar os restantes pilotos para longe daquele cenário terrível. Todos demos o nosso máximo, mas já não havia nada a fazer», lembra o piloto.

Toby Price ajudou a levar o corpo de Paulo Gonçalves para dentro do helicóptero. «Tinha sido o primeiro a chegar junto dele e queria ser o último a sair.» Depois daquele cenário, o piloto australiano fez ainda 250 quilómetros. «Foram duros. Estou desidratado de tanto chorar.»

Paulo Gonçalves morreu na sequência de uma queda no Dakar 2020

Paulo Gonçalves morreu este domingo, 12 de janeiro, na sequência de uma queda durante a 7.ª etapa do rali. Toby Price foi o primeiro a encontrá-lo, deu o alerta, recebeu os médicos e ajudou a colocar o corpo do piloto dentro do helicóptero. A oitava etapa de 12 para motos e quads foi cancelada.

A decisão foi tomada «em conjunto com equipas e pilotos» e surge devido à «consternação» que afetou «sobretudo os pilotos das motas», pois o português «era uma figura querida da prova, imensamente respeitado tanto pelos veteranos como pelos menos experientes pilotos que o admiravam e se sentiam inspirados por ele», escreveu a organização, em comunicado.

«Neste momento não estou interessado no resultado, não quero saber. Nós somos humanos e isto não é apenas uma corrida. Abdicaria de todas as minhas vitórias para ter alguns dos meus amigos da corrida de volta…», confessa Toby Price, que agradeceu ainda todas as mensagens de apoio que «chegaram de todo o mundo, especialmente de Portugal».

Texto: Jéssica dos Santos

LEIA MAIS

«Uma semana de altos e baixos»: Paulo Gonçalves fez balanço do Dakar 2020 antes de morrer

Impala Instagram


RELACIONADOS