Petição quer acabar com festival de touros com os cornos em chamas

A OGP pretende acabar com a tradição dos festivais de touros com os cornos a arder e para isso criou uma petição. Se concorda com o fim deste espetáculo, saiba como assinar.

Os touros são, em muitas culturas, «vítimas de tradições consideradas, na maioria dos países civilizados, como cruéis, desumanas e ultrapassadas», considera a One Green Planet (OGP). Para isso, criou uma petição para «acabar com este festival em Espanha». O espetáculo – toros embolados –, diz a OGP, «ultrapassa todos os limites.» Envolve «colocar tochas em chamas nos cornos de touros libertá-los pelas ruas com a cabeça a arder».

LEIA MAIS: Rosa Grilo diz que marido foi morto por angolanos que queriam diamantes

«Como seria de esperar, qualquer animal – seja um touro ou ser humano – entra em pânico ao sentir-se  em chamas.» Ao serem libertados, «correm desalmadamente». E «fazem de tudo para se livrarem da dor e do sofrimento», por que passam. «Enquanto isso, as pessoas regozijem-se à sua passagem». «Para além de dolorosa», esta prática pode resultar «na morte do animal e até de humanos».

Promotores da petição lembram caso de touro que matou uma pessoa na tentativa «desesperada de escapar do fogo»

Em 2017, um touro com os cornos em chamas «bateu com a cabeça num poste onde estava amarrado e morreu», no local, a «tentar em vão livrar-se do fogo». A população, que assistia nas ruas, «deixou que o animal morresse à frente dos seus olhos». E «não levantaram um dedo para evitarem a morte». Há dias, durante o Festival Toros Embolados deste ano, na cidade de Castellón, uma pessoa morreu «vítima de um touro em pânico».

LEIA MAIS: Manuela Moura Guedes fala sobre Bolsonaro e Tancos com ‘arma’ ao pescoço

«Um touro com os chifres em chamas, que corria pelas ruas em pânico, acabou por matar um homem acidentalmente». Fê-lo na «tentativa desesperada de escapar do fogo». Estes incidentes «lamentáveis não são novidade» neste tipo de festivais em Espanha. Algumas cidades, como Valência, «tornaram a prática ilegal». Mas «ainda existem muitos locais, onde esta tradição cruel continua a existir».

Para assinar petição, clique aqui.

Impala Instagram


RELACIONADOS